Bastante procurado, prazo para regularização e pendências eleitorais termina dia 04 de maio

Dezenas de pessoas que já estão aptos a votar nas eleições municipais de 2016 terão até o próximo dia 04 de maio (quarta-feira) para cadastrar, retirar ou transferir o título de eleitor.A refrida data já foi alertada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), baseado no artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, que diz “nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição”. Para esse ano eleitoral, o 1º turno das eleições municipais será realizado no dia 02 de outubro. 

Até o prazo dado pelo TSE, o eleitor poderá requerer o título ou a transferência de domicílio, além de pedir alteração de zona e seção dentro de um mesmo município. Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem também pedir transferência para seções eleitorais especiais. 

No Cartório da 6ª Zona Eleitoral do município de Santana, localizado na Vila Amazonas, a procura têm se intensificado desde o início da semana, com uma demanda de atendimento diário que já ultrapassa os dias convencionais. 

“Nos dias comuns, fazemos algo em torno de 40 a 50 atendimentos diários. Com a aproximação do prazo final para regularizar as pendências do período eleitoral, já chegamos a fazer 400 atendimentos somente em um dia”, detalhou o chefe do Cartório eleitoral santanense Givanildo Ribeiro. 

Segundo Givanildo, as pessoas interessadas que buscam retirar o 1º título de eleitor são os mais solicitados pelo Cartório, seguindo de pedido de transferência de Zona Eleitoral. 

Muitos jovens passaram a ver esse direito de votar como um sentido importante como cidadão, tanto que esse número (de novos eleitores) já vem crescendo a cada ano”, destacou. 

Serviços
Além da retirada e transferência de título de eleitor, também está a solicitação de justificativa de votação das últimas eleições que pode ser realizado pelo Cartório Eleitoral. 

Com 71. 547 eleitores já aptos para votarem nas próximas eleições em Santana, existem 234 seções eleitorais espalhadas, tanto na área urbana como rural do município. 

Para atender a demanda na última semana do prazo de regularização eleitoral, o Tribunal Eleitoral do Amapá (TRE/AP) estenderá o tempo de atendimento nas zonas eleitorais no período de 02 a 04 de maio, que será das 08hs às 17hs. 

De acordo com o diretor geral do TRE, Dr. Veridiano Colares, o prolongamento do tempo de atendimento tem o objetivo de oportunizar o cidadão que precisa fazer alistamento, transferência, revisão ou tirar a 2ª Via do Título Eleitoral, nesses últimos dias. 

Aos interessados, deverão procurar o Cartório Eleitoral de Santana, situado na Rua D-13, na Vila Amazonas, munidos de documentos de identificação contendo fotos.

Comentários