Possível dívida de geração deixa metade de Santana sem energia elétrica

A empresa Agrekko já havia informado a CEA
sobre o encerramento contratual e sua retirada.
Desde as 09hs da manhã desta terça-feira (15/03) que pelo menos cinco bairros da cidade de Santana ficaram sem energia elétrica por mais de 10 horas. 

De acordo com informações apuradas pelo blog Santana do Amapá, a empresa Agrekko, que respondia pelos serviços de geração energética para a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) encerrou suas atividades contratuais com a estatal, e com isso já estaria retirando todas suas instalações geradoras que utilizava no Estado. 

A empresa havia formalizado um contrato de prestação de serviço com a CEA, com o propósito de auxiliar na geração elétrica do sistema já atribuído à Usina Termelétrica de Santana-UTE (esta pertencente à Eletronorte), porém, com a interligação do Amapá no Sistema Nacional – fato ocorrido em setembro de 2015 – a UTE passaria ao status de geradora reserva, enquanto que a geração ficaria a cargo da CEA através da empresa Agrekko. 

Com o encerramento do contrato entre a CEA e a Agrekko no final do mês de fevereiro passado, os serviços ficariam agora sob a responsabilidade da concessionária elétrica do Amapá (CEA), o que possivelmente não teria tomado uma “frente técnica” sobre a situação até a presente data. 

Dívida
Outro ponto que estaria sendo questionado pela empresa Agrekko, segundo informações, estaria relacionado com dívidas de geração que a CEA não teria quitado nos últimos meses. 

Vários bairros de Santana ficaram mais de 10hs
sem energia elétrica.
“Ela (a Agrekko) já retirou todos os seus cabos de comando e já disse que não tem mais responsabilidade de geração”, informou um funcionário da Agrekko, no portão da empresa, localizado ao lado da UTE de Santana. 

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Eletronorte, fomos informados de que a responsabilidade da geração e distribuição cabe à CEA, e que somente em “casos extremos” (como a manutenção preventiva nas subestações) é que ainda compete à Eletronorte. 

Já a assessoria da CEA foi procurada para esclarecer sobre a falta de energia em grande parte do município de Santana, mas até às 18hs dessa terça-feira (15) apenas informou que aguardava uma posição superior para que pudesse se pronunciar oficialmente. 

Enquanto isso, bairros como Fonte Nova, Fé em Deus, Paraíso, Mutirão, Parque das Laranjeiras e Jardim de Deus I e II continuavam sem energia elétrica até as 19hs, quando o fornecimento elétrico foi normalizado para os mais de 45 mil santanenses.

Comentários