“Aulão de Ritmos” reúne centenas de pessoas em Praça de Santana

"Aulão" acontece na Praça do Fórum.
Sob um título convidativo, o evento já se tornou uma ação praticamente oficial da Praça do Fórum, localizada em frente à histórica Vila Amazonas, em Santana, onde centenas de pessoas – de várias faixas etárias – participam de aulas de danças e ritmos variados, em pleno céu aberto, onde os frequentadores se envolvem pontualmente toda semana. 

“Fazemos de tudo um pouco sobre os ritmos de danças para ajudar as pessoas não apenas a perderem calorias, mas também para sentirem-se mais atentas à sua saúde em outros aspectos”, explicou a professora de Educação Física Patrícia Lima, uma das coordenadoras do evento dançante, que acontece todas as terças e quintas-feiras, das 18hs às 19:30hs naquela praça. 

Segundo Patrícia, a ideia do projeto surgiu casualmente durante a realização da última edição do “Santana Verão”, em julho de 2015, onde o evento apenas se limitava a promover algumas variedades de danças para os frequentadores, mas que acabou deixando todos com a vontade de continuarem com o projeto. 

Evento reúne pessoas de vários bairros (até
distantes) do local do projeto, em Santana.
“A comunidade pediu que continuasse com o projeto, então decidimos traze-lo para um local que fosse bem localizado e mais espaçoso”, disse a coordenadora. Nos dias de terças e quintas-feiras – dias da semana que acontece a ação, desenvolvida pela Coordenadoria Municipal de Cultura da Prefeitura de Santana – a Praça do Fórum se torna um palco aberto (e pequeno) para diversas idades. 

“De primeiro eram somente as crianças que aderiram ao projeto, hoje vemos um público de várias idades, principalmente mulheres entre 25 e 35 anos”, pontuou Patrícia, que também admite que moradores de diversos bairros distantes procuram participar semanalmente do projeto. 

“Vem gente do (distrito) Igarapé da Fortaleza, do Novo Horizonte, e até do bairro Paraíso, querendo participar do projeto”, enfatizou Patrícia, que recebe constantes pedidos da população para expansão do projeto. 

De acordo com a coordenação, cerca de 150 a 200 pessoas já chegaram a participar simultaneamente do projeto. “Nos dias de quinta-feira é quando vemos mais pessoas participando do evento, já que é um dia mais calmo da semana”. 

Além da Coordenadoria de Cultura, o projeto também recebe o apoio da Secretaria Municipal de Saúde que disponibiliza profissionais de saúde para acompanharem o desempenho físico e emocional dos participantes, como forma de garantir uma ação eficaz e saudável para a comunidade. 

Coordenadores do projeto "Aulão de Ritmos".
Com o sucesso do projeto, está agendado para a próxima terça-feira (08/03), um “Aulão Especial” para homenagear a passagem do Dia Internacional da Mulher. 

Aprovação Popular
Vários resultados do projeto já vêm sendo vistos pela comunidade que participa semanalmente da ação, onde pessoas que apresentavam um quadro preocupante com a própria saúde, passaram a demonstrar melhor flexibilidade, tanto física como emocional. 

Um exemplo é a servente Odinelma de Souza, de 61 anos, que já vem participando do projeto há mais de quatro meses, quando recebeu uma orientação médica. 

“Tem pessoas que não se arriscam a participar um projeto desses com medo de passar mal. Eu era assim. Mas o meu médico (cardiologista) me orientou a participar disso de maneira controlada, e hoje me sinto mais leve”, reconhece Odinelma, que ainda aconselhou outras pessoas – da mesma faixa etária – a participarem do projeto como forma de evitarem um sedentarismo físico. 

“Uma aula desse tipo nos deixa bem mais disposto a viver melhor a vida”, finalizou a servente.

Comentários