Ponte sobre o Rio Matapí sem previsão de entrega

A ponte de concreto que passa por cima do Rio Matapí, no Distrito Industrial de Santana, continua aguardando uma previsão para ser entregue o quanto antes para o acesso viário. 

Iniciada em dezembro de 2013, a gigantesca via já custou em torno de R$ 70 milhões, com recursos parcialmente vindos do Governo Federal, e gerou mais de 400 empregos na área da construção civil. 

No entanto, mesmo tendo que paralisar o andamento das obras por pelo menos três vezes – na maioria das vezes por questões ligadas ao repasse de valores tomados pelos convênios – a empresa responsável pela obra ainda aguarda que o Governo Estadual conclua o repasse do restante do valor relacionado aos serviços. 

“A empresa não vai entregar a obra até receber o restante do valor dos serviços”, disse um dos encarregados pela obra, que preferiu não se identificar, se referindo ao valor de R$ 20 milhões que estariam pendentes entre as partes. 

Projetada para ligar principalmente os municípios de Santana e Mazagão, a ponte terá mais de 600 metros de extensão (sobre o Rio Matapí), contendo ainda 05 vãos de 38 metros, permitindo até mesmo o acesso de navegações por debaixo dela. 

Em contato com a Secretaria de Estado dos Transportes, a assessoria dos órgão informou que uma avaliação financeira da obra vem sendo analisada, e apenas aguarda a inspeção técnica do local para que possa ser liberada o seu acesso de imediato. 

Vale ressaltar que essa mesma empresa-responsável (CR Almeida) também esteve à frente da construção da ponte sobre o Rio Vila Nova e, segundo informações, precisou recorrer judicialmente para receber o restante do valor de conclusão daquela obra.

Comentários