Mais de 50 toneladas de lixos retirados de canais em Santana

Desde novembro do ano passado que a Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Resíduos Sólidos (Semdures), vem realizando um intenso trabalho de limpeza e desobstrução de canais e vias pluviométricas que servem para o tráfego de águas na cidade. 

Os principais canais de acesso (dos bairros Paraíso e Hospitalidade) foram os primeiros que tiveram a atenção redobrada pelo poder municipal, em razão de atravessarem em áreas baixas do nível do rio, facilitando a entrada dessas águas no período do inverno, como já vem se iniciando desde o final do mês de dezembro. 

Com uma patrulha mecanizada – que conta com caminhões, tratores e mais de 70 trabalhadores – já foram realizadas limpezas desses canais, também incluindo o desentupimento de bueiros e córregos de calçadas públicas, pontos considerados virais para o acúmulo de pequenos lixos e entulhos. 

“Somente nesse curto período que estamos trabalhando, já retiramos mais de 50 toneladas de lixo e produtos que falar na retirada do mato que também contribui nesse acúmulo”, disse Anselmo Brandão, titular da Semdures, que vem diariamente acompanhando tais serviços. 

Segundo Anselmo, além da limpeza dos canais e córregos públicos, serviços de capinagem e revitalização urbanística já estão em adiantados trabalhos. 

“Essa limpeza também vem sendo feita nas praças da cidade e nos canteiros das vias mais utilizadas como a Avenida Santana”, ressaltou. 

Entulhos diversos
Durante o processo de retirada de entulhos que obstruem a passagem pluvial das águas nos canais, trabalhadores constataram a diversidade de materiais que eram descartados nos córregos, vindo a dificultarem até mesmo o acesso de águas utilizadas nos anseios domiciliares. 

Entre recipientes (plásticos e metálicos), haviam pneus, brinquedos, carcaças de aparelhos eletrodomésticos, pedaços de madeira, e até peças de veículos automotores (motocicletas). 

“Tem tanto entulho que poderia ser revendido em sucatarias, mas achavam preferível jogar em canais para entupi-los”, disse um dos trabalhadores envolvidos no trabalhos de limpeza. 

A Semdures ainda informou que os serviços de drenagem e limpeza urbana se estenderão por outros bairros do município de Santana, sendo que a população pode ter acesso ao cronograma de serviço diretamente no gabinete da Semdures, localizado no mesmo Complexo Administrativo onde funciona a Prefeitura Municipal de Santana.

Comentários