Ipem-AP inicia vistoria de táxis de Macapá e Santana

Desde a última segunda-feira (04/01), o Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP) já vem realizando a inspeção anual nos veículos de transportes comerciais (conhecidos táxis) que circulam nas cidades de Macapá e Santana. 

O objetivo da ação é verificar as condições de uso do veículo, como o taxímetro e os pneus. A análise vem sendo feita de acordo com a terminação da placa de identificação de cada veículo. Ou seja, neste mês de janeiro, estão sendo vistoriados os táxis com placa de final 1, 2, 3 e 4; Para o mês de fevereiro: 5, 6 e 7; e em março: 8, 9 e 0. 

Estima-se para este primeiro mês (janeiro) devam ser  inspecionados 427 táxis que circulam em Macapá e Santana. 

Segundo o gerente de serviço veicular do Ipem-AP Ronildo Nobre, a vistoria também consiste na certificação do veículo, evitando que seu proprietário seja multado por qualquer irregularidade que possa detectado posteriormente. 

“Essa vistoria vai garantir que o táxi possa continuar circulando sem qualquer tipo de empecilho se caso vier a passar por alguma blitz”, disse Ronildo, que informou que nessa primeira semana de inspeção, poucos taxistas procuraram o órgão, mas entende a questão financeira que vem atingindo a classe esteja impedindo o comparecimento dos profissionais à instituição. 

“Como é preciso pagar alguns tributos durante a vistoria, entendemos que ainda não estamos cobramos de imediato a presença deles ao órgão, mas que respeitem o prazo”, avisa Ronildo.

Comentários