Com 50 anos, Escola “Augustão” comemorará Jubileu de Ouro

Escola Augusto Antunes completará 50 anos de criação.
No próximo dia 10 de fevereiro, a Escola Estadual Augusto Antunes, localizada em Santana, e considerada uma das mais antigas e conceituadas entidades de ensino da rede pública no Estado, completará 50 anos de criação. 

Uma vasta programação está organizada por uma equipe de pedagogos e outros profissionais da educação lotados na instituição, tudo com o objetivo de realizarem apresentações culturais e exposições artísticas para comemorar a data. 

Segundo o professor Nilson Dias, foi formada uma comissão para tratar da organização do evento, que também com a realização de concursos e a possível reativação de antigos eventos que eram anualmente mantidos pela escola. 

“A escola já realizou diversos festivais eventos culturais que não apenas movimentavam a escola, mas mexia bastante com toda a cidade de Santana”, relembra o professor que está na instituição há quase 40 anos, sendo que já ex-aluno na própria entidade. “Aqui se aprendia de tudo, preparava a pessoa com disciplina para a sociedade”. 

Concurso de Logomarca
Uma das pretensões já acertadas pela comissão é a realização do concurso para escolher a logomarca que comemorará os 50 anos de criação da escola. 

“Essa logomarca será usada durante todo o ano letivo para comemorarmos a data”, explicou o professor, que adiantou que somente alunos e/ou ex-alunos da entidade é que podem participar do concurso. “Uma forma de trazermos esses pioneiros para dentro de uma das escolas antigas do Estado”. 

O Edital do concurso e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site da Escola Augusto Antunes (clique aqui), sendo que as inscrições iniciaram no último dia 11 de janeiro e irão encerrar no próximo dia 11 de março. 

Antigos eventos culturais
Nilson também disse que vem sendo discutido com a direção da escola, as possibilidades de serem retomados os antigos eventos culturais que eram coordenados pela entidade, tais como o Festival de Canção Augustana, o Festival do Açaí, e as semanas pedagógicas. 

Inauguração do prédio da Escola em 1967.
“Não havia um evento que era realizado pelo Augusto Antunes que não parasse a cidade. vinha gente até de Macapá para prestigiar esses eventos”, conta Nilson, que esteve recentemente participando de várias reuniões com o Poder Público Estadual e Municipal, com o intuito de buscar apoio para as comemorações do “Jubileu de Ouro”. 

A Escola
Construída em meados da década de 1960 (através do Decreto Governamental n.º 04 de 10/02/1966), a Escola Estadual Augusto Antunes começou a funcionar como Grupo de Escolar, recebendo seu prédio próprio em 1967, onde se localiza até hoje. 

Tida como uma das mais tradicionais escolas do Amapá, o “Augustão” – denominação que lhe foi colocada por ex-alunos, na década de 1980, por manter um dos melhores padrões de ensino do Estado, caracterizando a sua grandeza institucional – possui pouco mais de 1.300 alunos matriculados, tendo atualmente o professor Luisinho Schuersosvski na direção da instituição. 

Caso queira saber mais da criação da Escola Augusto Antunes, clique aqui.

Comentários