Centro de Nefrologia em Santana será entregue em março

Obra será entregue antes do fim de março.
A confirmação veio do titular adjunto da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinf) Marcos Jucá, na tarde da última terça-feira (19/01), quando esteve integrando uma equipe técnica da referida secretaria ao canteiro de obras da Unidade de Nefrologia do município de Santana. 

Com obras iniciadas há quase cinco anos, a Unidade sofreu inúmeras paralisações em razão de terem sido detectados erros técnicos no projeto inicial da obra, por determinação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), retomando com as obras somente no segundo semestre de 2015. 

“Como houve várias mudanças na legislação nos últimos anos, tivemos que acrescentar diversas correções no projeto, principalmente na parte elétrica do projeto”, explicou Marcos Jucá, que inspecionou detalhes internas do prédio que deverá abrigar 07 compartimentos, entre salas de atendimento, recepção, de análises clínicas e administração. 

“Adiantamos diversos pontos da obra, e devemos está entregando o prédio principal no máximo até o final de março para o município”, garantiu Marcos. 

Com cerca de 80% já concluído (na parte física e instalações), o novo projeto também contará com traços urbanísticos de arborização na sua parte externa. 

“Estamos mais atentos para entregar o prédio para atender logo a demanda de pessoas que necessitam de tratamento no município, e que se deslocam toda semana para Macapá”, ressaltou Marcos. 

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualmente, o Amapá oferece o serviço de tratamento de hemodiálise na Unidade de Nefrologia do Hospital das Clínicas Alberto Lima (HCAL), em Macapá, contendo apenas 37 máquinas para atender todos os municípios. 

Para amenizar essa demanda, as unidades de saúde estadual que atendem a demanda de urgência e emergência no Estado, como o Hospital de Emergências (HPS), Hospital da Mulher “Mãe Luzia”, Hospital da Criança e do Adolescente, e o próprio HCAL, que possuem uma máquina de hemodiálise dentro das respectivas Unidades de Terapia Intensiva.

Comentários