A Batalha vivida por Rarison Ricardo

Rarison sofreu um acidente de
trânsito em novembro de 2013.
A luta que o casal Rosely Miranda e Tony Vitória vem vivendo há mais de dois anos é prova de que a união familiar e a esperança Divina andam lado a lado diante de um sofrimento que começou em novembro de 2013, quando o modelo Rarison Ricardo, filho mais velho do casal, se envolveu em um acidente de trânsito na capital amapaense, resultando em um traumatismo craniano encefálico, e consequentemente ocasionando um seríssimo comprometimento cerebral de longo tratamento, ou seja, entraria em estado de coma temporário. 

Desde então, a vida dessa família já atravessou – e ainda vem atravessando – inúmeros obstáculos que não impedem de alcançarem seus propósitos de que um dia o filho volte a viver a sua antiga rotina familiar e social. 

“O que mais quero é ver meu filho de volta à vida que tinha”, desabafou a genitora do modelo ao blog Santana do Amapá, no início dessa semana, quando esteve nos corredores do Hospital Estadual de Santana, para onde Rarison Ricardo precisou novamente ser internado às pressas na noite do último domingo (17/01), quando apresentou alguns sinais de gripe. 

“Ele parecia não está respirando direito e logo percebendo essa dificuldade, e decidimos trazê-lo ao hospital”, explicou Rosely, que estava acompanhada do marido Tony, companheiro inseparável há quase três décadas, momentos antes de visitarem o primogênito que está na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) daquela unidade de saúde pública. 

“Se antes eles já eram unidos, agora estão mais unidos ainda”, disse um parente do modelo, que também esteve acompanhando o casal. 

Rarison ao lado da mãe Rosely, que atualmente
luta pela melhora do filho que ainda está em coma.
O início da luta
No dia 16 de novembro de 2013, o modelo Rarison Ricardo se envolveu em um acidente de trânsito em Macapá, onde logo seria encaminhado ao Pronto Socorro da capital, enfrentando os primeiros dias como um caso grave que poderia ter levado o modelo ao óbito. 

“Ele (Rarison) é mais do que uma prova de Deus, é um milagre”, descreveu a mãe do modelo, na época do acidente. 

O quadro de recuperação do modelo tornou-se estável até certo período, necessitando de maiores cuidados e tratamentos médicos, principalmente no âmbito neurológico, como forma de garantir uma rápida recuperação. 

“A família sempre esteve confiante na recuperação feita por ele mesmo, mas faltava o interesse alheio”, disse Bárbara Miranda, parente do modelo, se referindo ao fato do Poder Público – principalmente o Estado – ter se omitido em apoiar no tratamento do modelo em unidades mais intensivas e específicas fora do Amapá. 

“Uma hora o Estado dizia uma coisa, depois voltavam atrás. Isso era um desrespeito com a família dele”, lamentou Sandro Matias, amigo da família. 

Esferas Judiciais
Para que pudesse ter o direito garantido de seguir com um tratamento minimamente digno, a família de Rarison recorreu à Justiça Federal, devido o Governo do Estado (em 2014) alegar que não tinha responsabilidade sob o caso do modelo. 

Rarison continua internado no
Hospital de Santana desde
domingo (17) sob cuidados.
“Diziam que era obrigação do município (de Santana) arcar com os cuidados sobre meu filho, mas eles não atentaram que o caso dele era muito mais sério e complexo que não corresponde para o setor municipal”, justificou Rosely. 

Após vários recursos, que foram cedidos pelo Juiz Federal João Bosco – somados ainda com várias campanhas de solidariedade que foram realizadas nas redes sociais, em prol de uma agilidade por parte do Poder Público – que seria possível transferir Rarison até Belo Horizonte (MG), para um tratamento mais eficaz. 

“Ele teve uma boa melhora durante esse tratamento em Minas Gerais, mas ainda precisa buscar outros meios”, aconselhou um dos médicos que acompanhou o modelo durante o retorno para o Amapá em maio de 2015. 

Para a família, o próximo passo é aguardar pela melhora do modelo (que ainda se encontra internado no Hospital de Santana desde o último domingo), para que ele retorne à sua casa, onde vem sendo observado e tratado pela própria mãe, que é enfermeira do quadro público. 

“Todos os custos médicos e de materiais é arcado por nós mesmos, pagamos pelos materiais de tratamento (curativos e higiênicos) e até um médico particular que visita diariamente meu filho em casa, o que isso é do dever do Estado de me ajudar”, protestou Rosely. 

O blog tentou diversos contatos com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para buscar esclarecimentos sobre o processo de transferência do modelo para uma Unidade de Saúde mais intensiva pelo país, mas não obtivemos retorno.

Comentários

  1. Que ele melhore logo. Nós amigos estamos na torcida.

    ResponderExcluir
  2. Desejo do fundo do coração a melhora dele... Deus é com ele e eu creio que o nosso Deus vai tirar ele desse sofrimento.. Vou pedir orações pra ele e pra família... E tudo vai da certo Amém..

    ResponderExcluir
  3. Que ele possa ter cura
    Que Deus o proteja e a sua família tmbm.

    ResponderExcluir
  4. Ai esta a que Deus Existe e logo fara mais milagres . Sei Q Rarison logo vai melhorar ..Deus esta olhando por ele .

    ResponderExcluir
  5. Deus e fiel, nao.desista guerreira Deus lhe dara a vitoria, tudo tem um proposito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário