ZFV de Macapá e Santana será instalada em 2016

Randolfe obteve garantia da ZFV
pelo Ministério da Indústria
A expectativa otimista é do senador Randolfe Rodrigues (Rede), que foi pessoalmente informado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, nesta terça-feira (1º), na Capital Federal, que soube que o documento de criação da Zona Franca Verde (ZFV) de Macapá e Santana foi aprovado pelos órgãos federais e até pela Zona Franca de Manaus, tendo sua possível instalação para 2016. 

O senador amapaense esteve recentemente em Macapá e discutiu sobre o assunto com alguns empresários locais, para que pudesse elaborar a minuta que seria entregue ao Ministério de Indústria e Comércio, na qual foi aprovada por aquela pasta ministerial, e agora deverá ser encaminhada à Casa Civil para ser sancionada. O prazo de instalação pode ocorrer em 90 dias. 

Com a sanção presidencial, novas empresas e indústrias poderão de se instalar no Amapá, desde que produzam mercadorias e outros derivados a partir da matéria-prima vegetal, animal e mineral. 

“Não precisa ser apenas com matéria-prima do Amapá, mas de outros locais, desde que seja da Amazônia legal”, disse Randolfe. 

Com a legalização da ZFV, será concedido incentivos fiscais para as indústrias de beneficiamento com recursos ambientais e matérias-primas regionais de origem florestal, pesqueira, agropecuária e mineral. 

Estima-se, ainda, que sua implantação beneficiará significativamente o setor portuário em Santana, considerado a principal via de acesso, por onde escoará do Estado as mercadorias aqui produzidas pela ZFV.

Comentários