120 novos alunos formados no “Cidadão Mirim” em Santana

Encerramento contou com autoridades e familiares
O auditório da Escola Estadual Rodoval Borges, localizada no bairro Fonte Nova, ficou pequeno para a grande quantidade de pessoas que estiveram presentes na manhã desta quinta-feira, 03/12, prestigiando a cerimônia de formatura de 120 novos alunos que participaram do programa social “Cidadão Mirim 2015”, desenvolvido pelo 4º Batalhão da Polícia Militar de Santana. 

Entre os presentes na mesa, autoridades militares e representantes da educação que acompanharam as atividades desenvolvidas pelo programa durante o ano de 2015. 

Na ocasião, o Coronel Rodolfo Pereira – que esteve representando o Comandante Geral da PM/AP – reconheceu que a participação desses alunos contribuirá enfaticamente para a nossa sociedade. 

“Muitos desses jovens que hoje estão se formando, seguiram um caminho positivo dentro da nossa sociedade, estando até mesmo atuando como policiais do Bope”, descreveu o Coronel, que elogiou a quantidade considerável de alunos que se motivaram a participar do projeto em 2015. “Registramos um número bem elevado de alunos este ano, que nos deixa satisfeito com o trabalho que desenvolvemos para o melhor da sociedade”. 

Em reconhecimento pelo programa, os alunos receberam presentes receberam medalhas e certificados, que foram entregues das mãos do lideres que compunham a mesa (Comando Geral da PM, diretoria de Ação Social, e instrutores de cada núcleo do programa). 

Núcleos
Criado no município de Santana em 1995, o programa social “Cidadão Mirim” trabalha com crianças e adolescentes entre 12 e 15 anos, em situação de risco de vulnerabilidade social e pessoal, envolvendo-os em atividades lúdicas, culturais, desportivas e de lazer. 

Distribuídos em núcleos (bairros estratégicos), neles mantém instrutores que desenvolvem em cada núcleo atividades esportivas, marciais, prevenção aos uso de drogas lícitas e ilícitas, preservação do meio ambiente, educação para o trânsito, visita a unidades operacionais, ética e cidadania, dentre outras. 

Atualmente estão distribuídos em três (03) núcleos na área urbana de Santana, nos bairros: Fonte Nova (Soldado Gadelha), bairro Central (Soldada Jamielle) e na Área Portuária (Sargento Araújo), onde mantinham os referidos militares que atuam de maneira ética e disciplinar com o programa social. 

120 alunos recebem medalhas e certificados.
“Esse trabalho não apenas garante a formação de futuros lideres, como também formar uma sociedade mais louvável”, disse o STG Clei Araújo, instrutor do núcleo na Área Portuária, e coordenador do programa no município. 

Com mais de 2.300 alunos já beneficiados, o programa atende as comunidades de diversos bairros de Santana, como Área Portuária, Hospitalidade, Provedor, Fonte Nova, Paraíso, Piçarreira, Elesbão, Jardim de Deus, e os distritos suburbanos do Porto do Céu e do Coração, sendo anualmente realizado entre o período de março até novembro. 

Outros Programas Sociais
Segundo o SGT PM Clei Araújo, existem cinco (05) projetos sociais que são desenvolvidos pela Polícia Militar, através do 4º Batalhão da PM em Santana, que são: Cidadão Mirim, Proerd, Peixinhos Voadores, Campeões do Amanhã e Vida Feliz. 

“Ao todo, são mais de 5 mil beneficiários com esse projetos desenvolvidos pelo 4º Batalhão de Santana, entre jovens, adolescentes e pessoas da 3ª idade”, apontou o sargento, que prevê adiantou as pretensões da corporação para 2016. “Pretendemos implantar em 2016 mais um núcleo do programa ‘Cidadão Mirim’ no distrito do Igarapé da Fortaleza, aumentando de 120 para 150 alunos que serão atendidos”, finalizou o sargento.

Comentários