Escola Igarapé da Fortaleza realiza seu 8º Fast Forte

Aconteceu neste sábado (28) na Escola Estadual Igarapé da Fortaleza o “Fast Forte”, evento que acontece há oito anos na escola visando mostrar a cultura, o desenvolvimento, histórias vivas, costumes do bairro e também abordar temas de utilidade pública. 

O projeto foi montado na quadra da escola e foram montados diversos estandes com maquetes reproduzindo o bairro, comércios, empresas alocadas no bairro como a Sambazon que é parceira do projeto executado na escola. 

Um dos estandes montados nos projetos carregava a história da fortaleza que começou a ser construída por volta dos séculos XV/XVI e que deu origem ao nome do bairro que é o Forte Cumaú, que foi descoberto há alguns anos e estudado pelo IEPA nos anos de 2011/2012. 

Segundo Maria Miranda que é pesquisadora do IEPA, este forte foi um tentativa antes de ser construída a Fortaleza de São José na capital. 

Outro estande abordou um tema de utilidade público e bem atual: “Outubro Rosa e Novembro Azul” com direção do Professor de biologia do 3º Ano Sérgio Corrêa. Segundo Ketlen Wizi, integrante do grupo responsável pelo trabalho a ideia é passar o máximo de informações necessárias para a comunidade que visita o evento tais como: “os sintomas do câncer do colo do útero, do câncer de mama, do câncer de próstata e os tratamentos” disse a aluna. 

Segundo a diretora da escola Elidete Bezerra o projeto é para que a escola “atravesse os muros”: “Nosso evento já é tradição e ele é interessantíssimo pois a ideia é que possamos descobrir histórias que não têm nos livros, que sãos histórias vivas nas memórias das pessoas, mostrar o que o bairro tem, mostrar nossa cultura, pesquisar a fundo, atravessar os muros da escola” disse a diretora. 

Reportagem: Ítalo Nunes

Comentários