Reforma de escola vai parar no Ministério Público

Reforma na Escola Everaldo Vasconcellos deveria
ser concluído em 90 dias, mas está parada.
“Já não aguentamos mais tantas desculpas”, desabafou o vigilante Francisco Ribeiro, que esteve ontem (28/09), em frente ao prédio do Ministério Público do Estado em Santana, acompanhando um grupo composto de professores e pais de alunos da Escola Estadual Everaldo Vasconcelos, no bairro Paraíso. 

Segundo o vigilante – que também é pai de um aluno na referida escola –, o grupo ingressou com uma Ação Cível Pública no Ministério Público, pedindo uma solução com relação às obras de reforma que a instituição de ensino começou a receber a pouco mais de dois meses e que não foram concluídas, vindo a prejudicar cerca de 1.100 alunos que estudam na escola, e atrasando o calendário letivo. 

“Fomos recebidos na semana passada pela secretária de Educação do Estado (Conceição Medeiros) que havia nos garantido que tudo seria resolvido antes da sexta-feira (dia 25). Esperamos uma resposta e nada, agora fomos atrás do Ministério Público para intervir na situação”, explicou um dos professores da escola, através das redes sociais. 

Pouco mais de 60% da obra está concluída
Pequenos reparos
De acordo com informações, a Escola Estadual Everaldo da Silva Vasconcellos Júnior foi interditada para serviços de reforma no final do mês de julho após a Defesa Civil constatar que várias salas de aula e blocos da escola já não apresentavam mais condições físicas para acomodar os funcionários e alunos da instituição. 

“Na verdade seriam apenas alguns reparos no forro e na parte elétrica que já estava comprometida. Eles (a empresa responsável pelos serviços) disseram que não iria durar mais de um mês nesses trabalhos”, disse uma funcionária da escola que não quis se identificar. 

Os serviços citados pela funcionária se referem aos três (03) pavilhões da escola, constituídos de dez salas de aula, banheiros e depósitos. O valor desses serviços estaria orçado em cerca de R$ 300 mil, sendo que pouco mais de 60% dos trabalhos na escola já foram concluídos. 

A Escola
O blog procurou a direção da escola, onde foi recebido pela professora Ana Zeneide que informou está diariamente procurando a Secretaria de Estado da Educação (Seed), buscando resposta positivas sobre a situação das obras na escola. 

Salas de aula e pavilhões (detalhe) ainda estão com
serviços inacabados pela empresa.
“A secretária Conceição Medeiros (Seed) confirmou de nos receber ainda essa semana para encontrarmos uma solução para logo retomar com as aulas”, garantiu a diretora. 

Zeneide ainda disse que a empresa responsável pelos serviços havia prometido entregar a escola antes do prazo estipulado no contrato, que seria de 90 dias. 

“Eles começaram fazendo uma mudança geral e depois pararam tudo, dizendo que não podiam mais continuar os serviços por que o Governo (Estadual) não havia liberado o restante do dinheiro combinado com a empresa, mas não isso não é culpa dos alunos e nem da escola por não terem condições de terminar a obra”, salientou Zeneide. 

Desde o início de seu funcionamento em 1993, esta seria a primeira reforma geral que estava sendo realizado na Escola, o que ainda não tem previsão de ser concluída. 

Foram feitos vários contatos com as Secretarias de Educação (Seed) e de Infraestrutura (Seinf) do Estado para buscar maiores esclarecimentos da situação da Escola Everaldo Vasconcellos, mas não obtivemos êxito.

Comentários