Poste ameaça cair a qualquer momento em logradouro público

Poste atingido ainda está parcialmente inclinado
Moradores que residem na Área Portuária de Santana estão bastante preocupados sobre a situação de um poste de estrutura metálica situado em uma das laterais da Praça da Juventude (antigo “Campo do Maconhão”, em frente à comunidade do Ambrósio). 

O referido poste – composto de quatro (04) “pétalas” de lâmpadas – integra um circuito de iluminação pública do logradouro e há cerca de dois meses foi atingido acidentalmente por um maquinário de serviço público (trator), que acabou levando o poste a declinar para o encosto de uma arquibancada também existente na praça. 

“Um trator estava juntando o entulho que existe atrás do posto (em construção) quando acabou dando uma ré, e não percebeu que estava próximo do poste e bateu nele”, contou Nélio Gemaque, que preside a Associação de Moradores Desportiva e Recreativa dos Bairros Hospitalidade e Área Portuária (ADRHAP). 

Nélio conta que levou a situação já foi levada ao conhecimento do poder público, mas que nada foi resolvido até o momento. “Já fui na CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) pedir que viessem verificar a situação, prometeram e até agora nada”. 

Para não cair de vez, ficou encostado na mureta da
da arquibancada  da praça (detalhe).
Em virtude do poste metálico ter apenas inclinado e está com sua base fixada no calçamento da praça, acabou ficando encostado em outro poste (de concreto armado). Porém, o poste parcialmente tombado pode vir a cair a qualquer momento em via pública devido está apenas encostado pela mureta da arquibancada. 

“Tenho medo dele (o poste) não suportar alguma ventania ou outra coisa, e cair em cima das crianças que usam a praça para jogar futebol”, disse preocupado o ambulante Raimundo Corrêa, que residente no bairro Hospitalidade e passa diariamente pelo local, observando a triste situação do poste que pode vir a causar alguma consequência trágica. 

Providências comunitárias
Ainda de acordo com o presidente da ADRHAP, várias providências vão sendo tomadas desde que assumiu a entidade no início desse ano. 

Populares temem que o poste metálico possa cair
em cima de crianças que usam o campo da praça.
“Cansamos de pedir para a CEA verificar a iluminação noturna da praça e do bairro e não tivemos resposta. Para melhorar algumas coisas na praça, tiramos do próprio bolso para resolver os problemas da comunidade”, explicou Nélio. 

Entre as melhorias urbanísticas que o presidente se refere, está a substituição das portas da cabine de locução, a instalação de grades de proteção na caixa de proteção (para evitar o acesso de crianças ao quadro de distribuição de energia elétrica da praça). 

Segundo Nélio, ações desse tipo somente foram cumpridas após a realização de eventos beneficentes e campeonatos de futebol comunitário, que resultaram na arrecadação de valores que foram revestidos nas citadas melhorias. 

“Ainda estamos realizando campeonatos de futebol que visam trazer somente melhorias para a comunidade, por que se for esperar pelas autoridades, não vão resolver muita coisa”, disse Nélio. 

O blog entrou em contato com a CEA pelo telefone 08000960196, onde informaram que já havia uma solicitação de reposição de iluminação pública para aquele logradouro, mas não havendo previsão dos serviços no local.

Comentários