“Paz” será o tema do Desfile Cívico 2015 em Santana

Arquibancadas montadas na Avenida Santana
Várias estruturas metálicas de arquibancadas já estão sendo montadas em frente ao prédio da Prefeitura de Santana desde a última segunda-feira (31/08), tudo com o propósito de concluírem a tempo o local que servirá para o Desfile Cívico 2015, um evento que este ano contará com a participação de mais de 30 entidades de ensino – públicas e particulares – localizadas no município de Santana, e que trás como tema “Escola: Diga Sim à Paz”, uma forma cívica e educacional de explanar para a sociedade os benefícios a serem formados com essa ação pacificadora. 

O evento ocorrerá neste sábado (05/09), onde escolas estaduais e municipais de Santana apresentarão trabalhos relacionados ao tema, e os resultados socioeducacionais que foram desenvolvidas por várias instituições de ensino do município. 

O evento cívico de Santana foi antecipado para esta data – já que anualmente acontece entre os dias 07 de setembro (Dia da Independência) ou no dia 13 de setembro (data de criação do ex-Território do Amapá) – em virtude de algumas escolas do município terem sido agendadas para se apresentarem nos desfiles cívicos na capital, que está programado para os dias 12 e 13 de setembro. 

Além da classe escolar santanense, diversas tropas das Forças Armadas (Exército e Marinha) já confirmaram presença no desfile, assim como também as guarnições do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Batalhão Ambiental e BOPE. 

Acertos
A programação do desfile cívico de Santana está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação do município (Seme), que estará realizando uma reunião nesta sexta-feira (04) para tratar dos acertos finais que serão empenhados no evento. 

Slogan do Desfile Cívico 2015 em Santana
Segundo a professora Antônia Guedes, titular da Seme/STN, a reunião discutirá as metas e estratégias a serem desenvolvidas ao longo da programação, evitando assim que fatos inevitáveis ocorram durante o desfile. 

Ensaios Escolares
Várias escolas de Santana já estão há semanas se dedicando intensamente em ensaios de marchas cívicas, com o objetivo de mostrarem seu amor patriótico nesse período do ano. 

Ainda ontem à tarde (02/09), na quadra do Ginásio Poliesportivo do município, dezenas de alunos das escolas estaduais Fonte Nova (em Santana) e José do Patrocínio (no distrito da Fazendinha) estiveram ensaiando seus passos a serem feitos no desfile. 

Cerca de 200 estudantes – do Ensino Fundamental e Médio – treinaram a tonalidade sonora de inúmeros instrumentos musicais como trombetes, batuques, baterias, flautas, manobras de varetas, e outros. 

Mesmo situada no lado pertencente à capital amapaense, os estudantes da Escola José do Patrocínio foram convidados para desfilar em Santana, o que acabou empolgando dezenas de alunos que escolheram o Ginásio da cidade para ensaiarem. 

“A escola acaba se sentindo orgulhosa de participar pela primeira vez da programação dos desfiles de Santana. É como se fossemos todos irmãos nessa hora importante”, disse o professor Nélio Rodrigues, um dos coordenadores pedagógicos que representa a classe docente da Escola José do Patrocínio.

Comentários