“Paz nas Escolas” foi o foco principal em Desfile Cívico santanense

Centenas de estudantes desfilaram na Avenida
A Avenida Santana foi o ponto de concentração – assim como também foi o palco de apresentação – das mais de 40 instituições (escolares e filantrópicas) que participaram do Desfile Cívico 2015, evento organizado pela Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação (Seme). 

No palanque oficial, várias autoridades municipais e estaduais estiveram prestigiando o evento, assim como também centenas de populares que compareceram à ocasião. 

De acordo com membros da coordenação do evento, somente da rede municipal de ensino foram mais de 1.800 estudantes que desfilaram pela avenida, distribuídos do período Maternal ao Fundamental. 

“Cada escola municipal trouxe um tema diversificado, mas centralizando a questão da paz na sociedade como forma de chamar a atenção sobre a violência que atinge nosso país”, explicou a professora Rosângela Pacheco, que acompanhou uma das escolas municipais de Santana. 

Além das escolas municipais, alunos de seis (06) entidades estaduais também desfilaram pela avenida, destacando assuntos que repercutem socialmente e causam polêmicas entre a juventude, como a homossexualidade entre gêneros e gravidez precoce. 

Órgãos municipais como STTrans (responsável pela fiscalização no trânsito santanense) e secretarias também desfilaram pela via, juntamente com inúmeras instituições não-governamentais (associações) que apresentaram ao público presente suas ações desenvolvidas periodicamente e que geram benefícios positivos para a comunidade. 

Um exemplo social é o projeto aplicado pela Associação “Agita Santana” que atende pessoas da terceira idade com a realização de atividades de educação física (para melhoramento mental e corporal) e reuniões interativas. 

“Levamos um projeto que há mais de 13 anos tem produzido bons resultados para pessoas da terceira idade em Santana, e isso nos deixa muito satisfeito”, comemorou a enfermeira Clenilde Favacho, que acompanha semanalmente as reuniões realizadas pela associação “Agita Santana” como forma de controlar o desempenho físico dos participantes. 

Maçonaria de Santana fez sua 1ª apresentação em
um desfile cívico municipal.
De acordo com a coordenação do desfile, foram 14 entidades não-governamentais que desfilaram, além das Forças Armadas (Exército e Marinha), e representantes da segurança pública do Amapá (Polícia Militar, Civil, BOPE, Bombeiros). 

Pioneirismo
Um feito inédito que foi registrado no Desfile Cívico de Santana foi a apresentação dos membros iniciantes da Loja da Maçônica existente no município. Esta foi a primeira vez que a entidade desfilou de maneira independente. 

“Nós desfilamos ano passado com alguns membros da Maçonaria de Macapá, mas este ano viemos com somente nossos ‘irmãos’ independentes de Santana”, disse Edvan Monteiro, que integra a entidade maçônica santanense. 

Fundada em 07 de fevereiro de 2013, a Loja Maçônica “Harmonia e Fraternidade Santanense” tendo em seu quadro efetivo 21 jovens, entre 12 e 21 anos, sendo que alguns destes jovens não são diretamente herdeiros legítimos de maçons, mas carregam as sete (07) virtudes cardeais, que são: Amor Filial; Patriotismo, Pureza, Fidelidade, Cortesia, Companheirismo e Reverência pelas coisas Sagradas.

Comentários