“Meu irmão pode está vivo”

O último naufrágio do vítimas fatais no Amapá foi
em 2013 (foto), envolvendo o barco "Reis".
A frase esperançosa é que mantém o otimismo da família da doméstica Maria Rita dos Reis, de 42 anos, que reside no bairro Paraíso, em Santana. A doméstica está preocupada desde ontem a tarde (13/09) quando foi informada do naufrágio de uma embarcação da região do Rio Jarí, ao Sul do Estado do Amapá. 

A embarcação – do tipo balsa de médio porte – deixou o porto do município de Santana na tarde do último sábado (12) com destino ao município de Laranjal do Jarí. Porém, a embarcação não atingiu o seu objetivo, vindo a naufragar no início do Rio Jarí por volta das 22hs ainda do sábado. 

Entre as pessoas que estavam na embarcação, consta o auxiliar de serviços gerais Josiel dos Reis, irmão de Maria Rita, que viajou por motivos de trabalho.

“Não temos muitas informações de como aconteceu esse naufrágio, apenas nos telefonaram ontem (no domingo) depois do almoço para dizerem que uma embarcação tinha afundado horas antes de chegar no município de Laranjal do Jarí”, contou dona Maria Rita, que recebeu uma ligação de um parente que reside em Santarém (PA) que lhe informou do naufrágio. “Meu irmão iria até o Jarí (município amapaense) por que recebeu uma proposta de serviço por lá e iria retornar para Macapá no início do mês que vem. Tenho fé que meu irmão pode está vivo”. 

Como forma de amenizar a angústia da família da doméstica, seu esposo, Luís Antônio, se deslocou ainda na manhã desta segunda-feira (14) para a região onde ocorreu o naufrágio. 

Providências
A Capitânia dos Portos do Amapá tomou conhecimento do naufrágio somente na tarde deste domingo (13) após receber diversos contatos oficiais da Delegacia da Capitânia dos Portos localizada no município de Santarém (PA), na qual foi a primeira a chegar ao local do ocorrido. 

“Já enviamos uma equipe da Capitânia de Santana até o local do naufrágio e logo deverão repassar detalhes do ocorrido ainda hoje para nós”, disse o Comandante da Capitânia dos Portos do Amapá Lúcio Marques, que está acompanhando o andamento do fatídico, e garantiu que será aberto um inquérito marítimo para investigar as possíveis causas desse naufrágio. 

O último registro de naufrágio na história da navegação amapaense aconteceu durante as festividades no Círio de Nazaré em Macapá, em outubro de 2013, onde 18 pessoas morreram na colisão de duas embarcações durante o encerramento da procissão.

Até o fechamento desta matéria, fomos informados que a embarcação levava cerca de 10 pessoas, sendo que cinco continuavam desaparecidos desde o naufrágio. 

A Capitânia dos Porto do Amapá confirmou para o fim da tarde de hoje maiores detalhes sobre o ocorrido.

Comentários