Juizados de Macapá e Santana são capacitados para novo sistema de Conciliação

Servidores da Justiça de Macapá e Santana
passaram por treinamento do novo sistema.
Os servidores do Departamento de Sistemas (DESIS) do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP) realizaram um treinamento do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (CEJUSC) direcionado aos servidores dos Juizados Especiais de Macapá e Santana, acadêmicos de Direito da Faculdade Estácio-FAMAP e funcionários do PROCON. 

Esse treinamento é a segunda etapa da formação de servidores que irão atuar nas Centrais de Conciliação (CEJUSC). A instrutora do NUPEMEC/TJAP Sônia Ribeiro, esteve a postos para esclarecer as dúvidas e ouvir as sugestões dos participantes. 

O servidor Lucas Freitas do DESIS do TJAP explanou sobre como funcionará o passo a passo de preenchimento de reclamações pré-processuais que envolvem etapas como: identificação da conciliação com o preenchimento e descrição do fato, pedido, cadastro do termo, finalização e anexo do termo assinado. 

Novo sistema será usado nas Centrais de
Conciliação das comarcas de Macapá e Santana.
“O sistema ainda será mais aperfeiçoado com o decorrer do tempo, nossa equipe está empenhada para que não ocorram futuros erros técnicos”, informou. 

O Sistema foi desenvolvido pela equipe do DESIS em cooperação com o NUPEMEC para atender a política de expansão dos CEJUSCs (Centrais de Conciliação) e disponibilizar ao cidadão uma nova ferramenta virtual para controle das demandas pré-processuais, tudo conforme as novas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ e constantes no novo Código de Processo Civil - NCPC. 

Importante destacar que o sistema é autóctone, desenvolvido a partir da política do NUPEMEC e o ineditismo proporcionará a disponibilização da ferramenta na web, permitindo que de qualquer lugar onde se tenha acesso à internet possa se receber uma demanda pré-processual, fazer a conciliação e a sua homologação pelo Judiciário. 

O TJAP já está preparando os servidores do Judiciário e de entidades parceiras como o PROCON e as Faculdades de Direito; os ambientes físicos e, ainda, os sistemas virtuais para recepcionar essa nova demanda que vai chegar a partir da entrada em vigor da recepção das demandas pré-processuais.

Comentários