Em meio à crise nacional, Município manterá apenas despesas significativas

Prefeito Robson Rocha vai manter apenas
despesas significativas para o município.
Em virtude de está considerando uma crise econômica de âmbito nacional, o Governo Federal precisou reduzir drasticamente a cota nominal do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que é periodicamente repassado às cidades do Brasil, obrigando com que a maioria desses municípios buscassem estratégias internas para “driblar” a crise. 

Com a redução desses repasses do FPM, centenas de cidades brasileiras precisaram rever seus orçamentos mensais, como forma de evitar transtornos administrativos e financeiros que posteriormente viessem a atingir o restante do expediente público, muito menos prejudicar os serviços convencionais à população. 

A cidade de Santana não ficou fora dessa redução de repasse federal, vindo a perder cerca de R$ 300 mil para este ano, segundo a Secretaria Municipal de Governo e Planejamento (Semgep), o que obriga a Prefeitura a efetuar diminuições nas suas despesas municipais e contenções, como a folha de pagamento de gestores e de cargos comissionados.

Para não deixar com que os atendimentos diários à sociedade venham a ser afetados, a Prefeitura de Santana já vem adequando formas que amenizem os referidos serviços institucionais do Executivo Municipal. Para isso, reduziu significativamente as despesas públicas, mas mantendo diversos serviços de ordem necessária à comunidade. 

A pasta da Educação fará diversos cortes de
gastos, sem afetar calendário letivo municipal.
“Por enquanto, colocamos os postos e centros de saúde da cidade para funcionar somente durante um horário à população, mas mantendo todas as consultas médicas (e especialidades) normais”, disse o prefeito de Santana Robson Rocha sobre os serviços oferecidos pela saúde municipal, onde o mesmo procedimento de horário (pela manhã) já vem sendo utilizado por outras secretarias municipais, obedecendo uma determinação já baixada em Decreto majoritário pelo gestor do Executivo no início desse mês. “Essa contenção de gastos inclui até um controle de materiais de expediente e equipamentos, mas procurando atender de maneira satisfatória a população”. 

Redução de Pessoal
Ainda de acordo com o prefeito, com a queda no repasse do FPM e do ICMS distribuído pelo Poder Estadual, outra alternativa a ser tomada pelo gestor será uma redução no quadro de pessoal, com a possível exoneração de diversos contratos administrativos. 

“Vamos manter um quadro administrativo estável, sem que haja qualquer atraso no serviço público”, ressaltou Robson Rocha. Segundo informações, a pasta da Educação é o que terá maior número de contratos administrativos dispensados, mas a Prefeitura já garantiu esses não atrasarão o calendário letivo escolar do município.

Comentários