31 curiosidades históricas (e inéditas) sobre o Santana Esporte Clube

Santana Esporte Clube, com a faixa de
tri-campeão amapaense (60-61-62).
1º – Há quem diga que o SEC foi o 1º clube a surgir na cidade portuária (Santana). Na verdade, ele foi o 2º clube historicamente fundado, sendo que o pioneiro foi o “Porto Esporte Clube”, que existiu entre 1950 a 1953, e desapareceu do cenário esportivo do Amapá por razões desconhecidas. 

2º – O Santana Esporte Clube é uma agremiação que foi reorganizada de uma entidade anteriormente criada por funcionários de uma mineradora que explorou minério de manganês no Amapá por quase 50 anos, o “ICOMI Esporte Clube”, sendo que este 1º foi fundado em 1950 e se manteve apenas de maneira interna por menos de três anos, sendo novamente reformulado em 25 de setembro de 1955, e passando então a ser chamado de “Santana Esporte Clube” (SEC). 

3º – Segundo informações descritas na ata de fundação do SEC, havia 68 pessoas presentes na ocasião de sua constituição, mas somente 35 deixaram suas assinaturas no final da ata. 

4º – O primeiro uniforme padronizado do clube santanense era formado de camisa branca, com faixa diagonal azul, cruz de malta no peito, calções brancos e meias pretas com cano azul e branco. Somente no final de 1956, seus dirigentes decidiram mudar seu uniforme, passando a sua camisa ser toda amarela com gola verde. 

5º – A primeira partida que o clube realizou foi na tarde de 1º de julho de 1956 contra o Cabralzinho Esporte Clube (já extinto), mas acabou perdendo por 3 a 2 para o adversário. O prélio aconteceu em um campo de futebol rudimentar que existia nas proximidades da atual Vila Naval (bairro Daniel). 

6º – Como o clube foi fundado de maneira improvisada (e sem estatutos), a agremiação ficou sendo presidida por uma comissão composta de quatro (04) sócio-fundadores, encabeçada por Antônio Trevisani, sendo que somente no início de 1957 que elegeram o 1º presidente executivo do clube que seria Jesus Ferreira Jomar. 

7º – Até setembro de 1957, o SEC já havia discutido e decidido em assembleias pela mudança dos uniformes oficiais de seu clube, sendo que a 3ª alteração do uniforme santanense foi o que mais se manteve vigorando na agremiação, que eram com as cores vermelho, amarelo e preto. 

8º – Em janeiro de 1957, o clube santanense se filiou à Federação Amapaense de Desportos (FAD), para que assim pudesse disputar legalmente os jogos do Campeonato Amapaense de Futebol, iniciando pela 2ª Divisão, onde seria consagrado campeão do Torneio Início, subindo assim para a 1ª Divisão. 

9º – A primeira vitória oficial do SEC aconteceu na tarde do dia 28 de abril de 1957, pela 2ª Divisão do Campeonato Amapaense de Futebol, vencendo o Guarany Atlético Clube por 2 x 0. 

10º – A primeira sede provisória do clube foi montada em Macapá, nas proximidades do Estádio Municipal (atual Estádio Glicério Marques), na Rua Leopoldo Machado, se mudando definitivamente para Santana em meados de 1958, se fixando na Vila Amazonas. 

11º – A Indústria e Comércio de Minérios Ltda (ICOMI) não foi diretamente proprietária do clube, mas sim, a sua principal mantenedora institucional, apenas investindo no clube por ela ser constituída de funcionários da referida empresa de mineração. 

12º – O primeiro Estatuto do clube foi aprovado por unanimidade no dia 29 de março de 1957, contendo 80 artigos que descreviam valiosas informações sobre sua formação, os patrimônios esportivos já erguidos, assim como os direitos e deveres a serem regidos pela entidade. 

13º – Entre os anos de 1956 e 1958, o SEC já havia sido convocado para 21 jogos, sendo que nove (09) foram oficiais para o Campeonato Amapaense de Futebol, e o restante foram apenas encontros amistosos de clubes locais. 

14º – No dia 23 de dezembro de 1958, o SEC realiza seu 1º jogo com um time de outro Estado: foi com o Tuna Luso Comercial (PA), no Estádio Glicério Marques, que terminou empatado em 2 x 2. 

15º – O 1º técnico de futebol do SEC foi José Maria (conhecido como “Baiano”) que esteve a frente do clube entre maio de 1956 e julho de 1957. 

16º – O apelido de “Canário Milionário” foi adquirido em virtude do uniforme do time santanense (verde e amarelo) ser igual da seleção brasileira – denominação de “Seleção Canarinho”, que casualmente havia conquistado seu 1º título Mundial em 1958, mesmo ano em que o uniforme foi formalizado pelo clube amapaense. Em complemento, o adjetivo “milionário” representaria o poder aquisitivo de sua principal mantenedora (a ICOMI). 

17º – O SEC foi o único time amapaense que conseguiu a façanha de fazer um gol durante a excursão do clube oficial do Fluminense (RJ) ao Amapá em junho de 1959. O “Tricolor das Laranjeiras” realizou três partidas nas terras tucujus, e venceu os três jogos. 

18º – O 1º Campeonato Amapaense de Futebol conquistado pelo “Canário” foi em 1960, resultando num saldo recorde de 18 gols durante todo aquele campeonato anual. 

19º – Foi o único clube amapaense que conquistou três campeonatos de futebol consecutivos (sendo 1960, 1961 e 1962). 

20º – Antes de ganhar a alcunha de “Canário Milionário”, o SEC era conhecido nos meios esportivos como o “Clube do Porto”, pelo fato de está localizado na área onde ficava o cais de minérios da ICOMI. 

21º – A Miss Amapá eleita em 1959 (Dalva Monteiro Nunes) concorreu ao título sendo candidata pelo Santana Esporte Clube, sendo a 2º Miss da história dos concursos no Amapá. 

22º – O “Canário” foi o 1º clube amapaense a ter sua própria praça de esportes, contendo estádio (este inaugurado em maio de 1962), piscina olímpica e áreas de recreação. 

23º – Em julho de 1962, a representante do “Canário”, Raimunda Pacheco foi quem venceu o concurso “Miss Amapá-62”. 

24º – Em 16 de fevereiro de 1964, o “Canário” fez sua 1ª goleada futebolística, contra o Latitude por 12 a 2, em partida realizada no Estádio Augusto Antunes, na Vila Amazonas. 

25º – O desportista Antônio Trevisani foi quem incentivou a diretoria do “Canário” criar o time “Santaninha” em 1962, que daria estímulos para crianças e pré-adolescentes que treinariam nesse time e depois seguiriam para a base oficial do clube majoritário do “Santana”. 

26º – O primeiro encontro do chamado “Clássico do Porto” (Independente e Santana) aconteceu na abertura do Campeonato Amapaense de Futebol em 1º de maio de 1966, onde o “Canário” saiu vencedor por 4 x 1. Entre 1966 e 2014, foram 39 encontros oficiais que eles tiveram pelo “Amapazão”. 

27º – A 2ª maior goleada da história do futebol amapaense foi justamente entre os dois times da cidade portuária (Independente e Santana) no dia 21 de julho de 1968, resultando na vitória do “Canário” em 12 x 2, jogo realizado no Estádio Augusto Antunes, na Vila Amazonas. 

28º – Os tradicionais “Baile das Debutantes” foram implantados por membros do “Canário” em 1968, mas somente ficariam popularizados pelo Independente Esporte Clube a partir de 1971. 

29º – Em 1972, uma assembleia realizada pela diretoria do “Canário” informou que a ICOMI estaria deixando de ser sua mantenedora direta, concedendo assim uma autonomia jurídica para o clube, que ficou sendo considerado um dos melhores times do Norte do Brasil. 

30º – A última vitória do “Canário” pelo Campeonato Amapaense de Futebol foi em 1985. 

31º – Antes do desmonte da mineradora ICOMI – em 1998 – a última partida de participação oficial do “Canário” foi em 10 de outubro de 1997, empatando por 1 x 1 com o Oratório Clube (de Macapá), ficando assim esquecido pelo esporte amapaense, e retornando somente em 2009, por iniciativa do desportista Gerson Fernandes que “ressuscitou” um dos clubes mais conhecidos e atuantes do Estado.

Comentários