20 candidatos concorrem à vaga de Conselheiro Tutelar em Santana

Léa Soryana, presidente do CMDCA em Santana.
No próximo dia 04 de outubro, ocorrerá em todo o Brasil, um pleito eleitoral, com o propósito de elegerem Conselheiros Tutelares em diversas cidades do país. 

No Amapá, o pleito também acontecerá nos 16 municípios do Estado, onde (ao todo) cerca de 150 candidatos se inscreveram no certame que, apesar de não ser uma eleição obrigatória, já incentivou diversos candidatos a se empenharam de várias formas em suas campanhas individuais, querendo alcançarem o objetivo de conquistar uma das cinco (05) vagas de Conselheiro Municipal. 

Em Santana, foi constatado o registro de 24 candidatos, porém, quatro foram excluídos da lista antes do início desse mês por questões pessoais. 

“Alguns foram chamados pelo concurso público do Estado e dois não justificaram claramente as suas saídas, se mantendo agora com 20 candidatos que estão fazendo suas campanhas em peso”, explicou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em Santana Léa Soryana Cordovil. 

Segundo Léa, a Comissão Eleitoral no município tem intensificado diversas fiscalizações sobre os modos que estão sendo aplicados nos meios publicitários de cada candidato, visando identificar aqueles que podem infligir determinações regidas e implantadas pela Comissão. 

“Por mais que a eleição não seja obrigatória, se seguem normas do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e orientações do Ministério Público que atentam para aquelas irregularidades que a Lei proíbe, e a Comissão Eleitoral é quem responde como órgão fiscalizador desse pleito, e evitar atos contra a Lei”, ressaltou Léa. 

Locais de Votação
A Comissão Eleitoral escolheu cinco instituições de ensino (escolas), sendo uma municipal e o restante estadual, mas todas localizadas em bairros distintos da cidade, tudo para facilitar o deslocamento das pessoas que pretendem votar em seu candidato ao Conselho Tutelar de Santana. 

“Durante o processo eleitoral, cada candidato poderá manter um fiscal em cada local de votação para acompanhar o andamento do pleito, e ainda vamos contar com o apoio da Polícia Militar e outros agentes de segurança que irão garantir a ordem pública e toda a tranquilidade no dia do evento”, detalhou Léa. 

A eleição acontecerá no próximo dia 04 de outubro, das 08hs da manhã às 17hs, nas seguintes escolas de Santana: 

- Escola Municipal Amazonas (bairro Centro).
- Escola Estadual Afonso Arinos (Área Portuária).
- Escola Estadual Catarina Tibúrcio (bairro Novo Horizonte).
- Escola Estadual Rodoval Borges (bairro Fonte Nova).
- Escola Estadual Augusto Antunes (bairro Nova Brasília).

Comentários