Sem ambulância, vítima de acidente de trânsito é levada sob tábua de assento paroquial

Vítima foi levada em cima de uma tábua de assento
No final da tarde desta quarta-feira (26/08), agentes da Polícia Militar do Amapá e da (STTrans) foram acionados para atender vários chamados referente a um acidente de trânsito ocorrido no cruzamento da Avenida Castro Alves com a Rua Everaldo Vasconcellos, no bairro Fonte Nova. 

Ao chegarem no local, constatou-se que um veículo modelo Fiat havia avançado a preferencial – que fica de esquina com a Paróquia de São Pio de Peltrecina – vindo a atingir uma moto que estava sendo conduzida por Maria Ivone Martins, levando sua condutora a sofrer várias lesões corporais, vindo a ser jogada em via asfáltica. 

Populares tiveram que providenciar uma forma de
colocar a vítima dentro de carro particular
O acidente chamou a atenção de dezenas de pessoas que passavam na ocasião pelo local, e que procuraram prestar todo auxílio ao fato. 

No entanto, o principal meio de socorro público que estava sendo constantemente acionado não compareceu, ou seja, várias tentativas de contato foram sendo feitas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e até mesmo para o Corpo de Bombeiro, com o propósito de buscar um atendimento emergencial. 

“Todos que pararam no local para ajudar a vítima, ligavam a todo momento para o SAMU e eles apenas diziam que não tinham ambulâncias para atender e que tínhamos que ligar para os Bombeiros”, contou a doméstica Dolores Maria, que ainda ligou para o Corpo de Bombeiros, onde também recebeu a mesma resposta: não havia viaturas disponíveis para o atendimento. 

Rua foi interditada pelo STTrans devido acidente
Demora no atendimento
Ainda de acordo com pessoas que prestavam ajuda no local do acidente, a vítima foi jogada ao chão por quase 50 minutos, sentindo várias dores pelo corpo, em virtude do chão asfáltico estar quente. 

“Ainda colocaram um guarda-chuva para evitar que o sol desse no rosto dela, mas o chão estava horrível de quente”, disse a estudante Marleide Soares. 

Mesmo efetuando inúmeras tentativas, o serviço de ambulâncias não compareceu ao local, ficando sob a decisão dos populares de tomarem a iniciativa de acomodar e levarem a vítima ao pronto-socorro. 

Populares providenciaram um guarda-chuva para
evitar que sol ficasse atingindo a vítima no chão
“Pedimos o apoio dos policiais de trânsito (STTrans) para levar a vítima na carroceria da caminhonete deles, mas alegaram que não podiam fazer isso por não ser de competência deles”, comentou o autônomo Francisco Maciel, que ainda chegou a conversar com os agentes de trânsito da Prefeitura de Santana sobre a necessidade emergencial de levar a vítima. “Eles (do STTrans) ainda fizeram a parte deles, mas nem os Bombeiros apareceram. Disseram pelo telefone que o Estado está quebrado”. 

Tábua de assento
Não tendo como mobilizarem a vítima, de forma que pudessem leva-la o quanto antes para o Pronto-socorro do município, populares tiveram que providenciar um meio nada confortável para manter a vítima em estado imóvel: foram até às dependências da Paróquia de São Pio de Peltrecina, onde conseguiram uma larga tábua que servia de assento dos bancos da referida paróquia. 

Vídeo mostra vítima sendo levada emcima de tábua
de assento retirado da Paróquia São Pio Peltrecina
“Não seria correto deixar que ela (a vítima) ficasse por muito tempo no chão, e se dependesse da ambulância do SAMU, ela podia morrer ali que não ia chegar nenhuma ambulância”, falou a estudante Marleide, que ainda ajudou a colocar a vítima nos bancos traseiros de um carro particular que se prontificou de leva-la ao Hospital de Santana. 

O condutor do citado Fiat, de Placa NER-1129, não informou seu nome, trabalha em uma conhecida farmácia da cidade, e estava seguindo de retorno para sua residência quando se envolveu no acidente. 

O local do ocorrido ainda foi interditado pelos agentes de trânsito, enquanto que a Polícia Militar efetuou os registros do fato. 

O blog entrou em contato com o Disk Emergência 193 (Corpo de Bombeiros) para buscar esclarecimentos sobre o fato, e apenas nos informaram que compete à assessoria de comunicação da Companhia emitir qualquer nota que explique sobre seus modos de atendimento.

Comentários