Queda de energia teria queimado bomba de capitação da CAESA em Santana

Frente da Estação de Tratamento de Água (ETA) do
Paraíso, que atende outros 03 bairros de Santana.
As constantes faltas de energia que vem ocorrendo no município de Santana, não estão causando apenas prejuízos materiais para centenas de moradores locais, como também vem ocasionando perdas em equipamentos patrimoniais do serviço público. 

Um fato bem recente envolve a estação de tratamento de água do bairro Fonte Nova, onde a bomba d’água de 20 cv (cavalos) sofreu danos irreversíveis (queimou) em virtude das quedas de energia elétrica que vem acontecendo quase que diariamente no bairro. 

“Cada queda de energia que acontecia no bairro, a bomba ia sendo ligada insistentemente, até que houve uma hora que ela não aguentou mais”, explicou José Antônio, funcionário da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA), lotado na estação de tratamento do bairro Paraíso. 

Ainda de acordo com o funcionário da estatal, a queima da bomba – que na verdade ocorreu no início deste mês – precisou ser substituída por outra de potência menor (retiraram a bomba de 20cv e colocaram uma de 17cv), o que acabou gerando outro problema para a população de alguns bairros que são atendidos pelo sistema de distribuição de água do bairro Fonte Nova. 

ETA do Paraíso tem um sistema de distribuição de
água mais amplo e potente.
“Como a bomba nova que foi colocada é de potência menor que a anterior, o bombeamento do solo se torna mais lento e pesado, fazendo com que haja essa demora para a água descer nas torneiras das casas”, justificou o funcionário, que ainda apontou o excesso de poços artesianos e outros tipos domiciliares que vem ocasionando a carência do produto as demais residências da cidade. 

“De 10 casas em Santana, pelo menos duas já tem poço próprio para recolher água dos lençóis (freáticos) e isso vem causando muita falta de água para alguns bairros como Parque das Laranjeiras e Jardim de Deus”, reiterou a informação. 

Interligação de Sistemas Isolados
Segundo técnicos da CAESA em Santana, algumas obras estavam sendo efetuadas, com o propósito de interligar o sistema de captação do bairro Fonte Nova com a Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Paraíso, onde está situado um sistema mais amplo e potente, no entanto, as obras foram paralisadas no início do ano, durante a transição de governo estadual. 

“Se o sistema de água do bairro Fonte Nova já fosse interligado com o Paraíso, com certeza o tempo sem o fornecimento de água seria bem menor”, finalizou. José Antônio. O blog entrou em contato com assessoria de comunicação da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), para buscar esclarecimentos sobre as quedas de energia que foram questionados pelos técnicos da CAESA em Santana. Foram feitas várias tentativas de contato pelo número 3212-1300, e não obtivemos êxito.

Comentários