Com presença Ministerial, Prefeitura garante benefícios a 800 pescadores santanenses

Seminário reuniu centenas de trabalhadores
do setor pesca amapaense em Santana.
O município de Santana abrigou durante dois dias (13 e 14 de agosto), o XI Seminário de Pesca Artesanal e Meio Ambiente do Estado do Amapá, que tinha como tema “Situação da Pesca Artesanal no município de Santana e sua comercialização”. 

O evento, que tinha como propósito discutir e manter um entendimento positivo e institucional entre a classe pesqueira e o Executivo Municipal, resultou assim em melhorias para o setor a partir de várias ações que já vêm sendo desenvolvidas – principalmente a partir da cidade portuária de Santana – onde reconhecem as conquistas já atingidas pelo atual gestor (prefeito Robson Rocha) através de suas relações com o Governo Federal, mais diretamente ao Ministério da Pesca e Aquicultura, órgão governamental que busca viabilizar essa ações. 

“Robson Rocha foi o primeiro prefeito que deu uma atenção mais detalhada para essa classe que leva para a mesa de centenas de famílias aqui no Amapá”, apontou Raimundo Moraes, presidente da Cooperativa de Pesca de Santana (Copesa), durante o seminário, que encerrou na manhã de hoje (14) na quadra da Escola Municipal Amazonas, no Centro da cidade. 

Diversas autoridades políticas e sociais estiveram
presentes no evento.
Segundo o presidente da Copesa, a entidade tem buscado de todas as formas desenvolver vários projetos que visam atender as necessidades de seus filiados, principalmente para o imediato funcionamento do Terminal Pesqueiro do município, considerada uma obra de grande necessidade para a economia do Estado, mas que está atualmente com suas instalações interditadas. 

“Já tem mais de 07 anos que lutamos para colocar o nosso Terminal Pesqueiro para funcionar, mas infelizmente sabemos que ele foi construído em local inapropriado, o que nos faz apenas ter que esperar por uma resposta positiva das autoridades”, lamentou Raimundo Moraes, ao comentar sobre a situação atual do Terminal Pesqueiro de Santana, uma obra iniciada em 2007, que sofreu várias alterações em seu projeto original, estando até então paralisadas após um laudo técnico constatar que o Terminal foi erguido ao lado de uma mineradora, desrespeitando todas as exigências de ordem higiênicas e sanitárias. 

Carteiras de Pescador
Na ocasião do último dia do seminário, foram entregues 798 carteiras credenciadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para os pescadores cadastrados nas entidades e cooperativas ligadas ao setor pesqueiro do Estado. 

Ministro da Pesca Helder Barbalho palestrando
durante o seminário municipal.
“Garantir uma carteira de pescador como essa é demonstrar a cidadania e a dignidade daqueles que levam esse importante alimento para centenas de casas no Amapá”, reconheceu o prefeito de Santana Robson Rocha. 

Presença do ministro da Pesca
Diversas autoridades políticas e da sociedade amapaense estiveram presente na manhã de hoje, prestigiando o seminário, que contou com a presença de secretários estaduais e deputados federais como Marcso Reatégui, Cabuçu Borges, assim como o senador Randolfe Rodrigues, do presidente da Câmara de Vereadores de Santana Dr.º Fábio Santos, e representantes de cooperativas pesqueiras. 

O ponto mais esperado foi o pronunciamento do ministro da Pesca e Aquicultura Helder Barbalho, que visitou o Amapá pela primeira vez desde que assumiu a pasta ministerial, atendendo ao convite do prefeito de Santana Robson Rocha. 

“A cidade de Santana não está apenas em ponto estratégico do país, mas também desenvolve um importante papel para a economia do país em termos de pesca, por abranger um número considerado de pessoas que dependem desse ramo aqui pela Amazônia, o que nos faz dar mais atenção aos interesses dessa região”, enfatizou o ministro para a imprensa, após se pronunciar no seminário. 

O ministro Helder Barbalho encerrou sua agenda visita em Santana após conhecer a atual situação do Terminal Pesqueiro do município, acompanhado do prefeito de Santana e sua comitiva. 

Ascom/PMS

Comentários