O Adeus ao Guerreiro do Afuá

Paulo Sérgio França Pereira, ou como era chamado e autodenominado, Sérgio Malaquias, em referência ao pai Adamor Malaquias. Nascido no dia 31 de março de 1971, pelas mãos de dona Florzinha, parteira de profissão que fez o parto de dona Antônia França da Costa no rio Jurara, interior do município de Afuá (PA). 

Desde cedo começou a se envolver com os negócios da família liderados pelo pai, empresário dos ramos comercial e extrativista e ainda a participar dos movimentos políticos dos quais inclusive, desenvolveu honrosamente mandato de vereador aos trinta e um anos, sendo liderança pelo PSB/PA (2000-2004). De forte personalidade, carismático e empreendedor, fez um mandato solidário, extremamente popular, reconhecido ate os dias de hoje. 

Casou-se com Valdenora Homobono, de quem ficou viúvo precocemente, duro golpe que atravessou com fé e anos depois casou-se novamente com Nailsa da Costa Pereira com quem teve dois filhos: Nicole e Paulo Sérgio Filho, deixando ainda Ana Paula, Tomé Neto e Emily. Extremamente atencioso com os pais, fortaleceu ainda mais os laços com sua mãe ao assumir as responsabilidades após o falecimento do pai em 2000, quando passou a demonstrar uma preocupação singular por sua genitora. 

Desprendido, abriu mão de concorrer a cargos eletivos, pedindo para que seu irmão mais novo, Paulo Malaquias assumisse a vereança após uma bela campanha com vitória muito comemorada. Nos últimos anos vinha assessorando politicamente o irmão (que muito honrou sua experiência), seguindo o legado empreendedor que herdou do pai e dominava com maestria, mas sempre cuidando da família. 

Caridoso, não desamparou a população mais carente entre a qual permaneceu, estando sempre pronto a atender das mais variadas formas, quando percebia as necessidades alheias. Por essas e outras, criou ao seu redor um grandioso círculo de amizades que jamais se perderão. Homem generoso, honrado e amado pelos amigos, família e especialmente aquelas que lhes dedicaram amor incondicional: sua mãe e sua esposa. 

Por uma ironia do destino, sua vida foi covardemente ceifada no último dia 07 de junho (2014), deixando assim, não apenas seus familiares, mas as centenas de amizades que foram erguidas através de sua capacidade humana, somados ao caráter, a humildade e a coerência. 


Nota: A Biografia em questão nos foi gentilmente cedida por Renilce França, irmã do homenageado, na qual também nos cedeu abaixo a Nota divulgada pela família após tomarem conhecimento do lamentável ocorrido que hoje (14/06) completa uma semana. 

Amigos, amigas, família de perto e de longe, companheiros do interior, da cidade, enfim, a todos os irmãos que amam Sérgio Malaquias, incomparável em vida e na ausência será difícil esquecer, por isso teremos que atravessar esse deserto de enorme aflição, mas unidos em oração, choro, saudade e anseio por justiça, nesse que é um dos momentos mais dolorosos para todos nós. 

Sérgio pertenceu a muitas famílias, pois, por onde passou, conviveu como irmão, dividindo alegria ao lado de quem o acolheu. Autêntico e amoroso fez amigos fiéis que partilharam dos seus risos infindáveis, seu apoio incondicional e sua bondade constante, que por isso, também hoje carregam profunda saudade. Generoso, nunca deixou de se comover com as dificuldades de ninguém a sua volta, pois estava sempre pronto a estender a mão em qualquer situação, cuidando de todos que conhecia. 

De personalidade única e extremamente carismático despertava sentimentos fortes, se tornando inesquecível para quem teve o privilégio de tê-lo e que certamente, será impossível esquece-lo. Aliás, esse é o sentimento que mais causa saudade e que por isso, também provoca enorme tristeza, mas sem dúvidas, vale a pena sentir por alguém que nos causou tamanha felicidade, pois essa era a maior marca do Sérgio, que nunca passou na vida de ninguém sem se tornar inesquecível, afinal, possuía o dom de fazer feliz. 

Assim, sabemos que não é fácil para nenhum de nós aceitar que alguém movido pelos piores sentimentos, anulou covardemente a vida de Sérgio, ferindo-o enquanto dormia, demonstrando terrível monstruosidade com quem teve uma existência tão apaixonante, porém, para aqueles que o amaram, o sentimento continuará vivo, pois nada, nem ninguém poderá se apossar da personalidade única muito menos anular sua lembrança marcante, aliás, agora é quando mais se fortalece. 

É nesse sentimento de fé inabalável, que cremos na justiça e na paz, assim como, acreditamos no amor inabalável que nos move, nos fortalece em união e jamais nos separa. Certos de que Deus honrará nossa saudade enviando consolo e restabelecendo nossa alegria, pois não há ódio capaz de destruir um coração criado para amar. 

De sua esposa, filhos, mãe, irmãos e irmãs, com todo o nosso amor.

Comentários