Salas de Internet são alvos de dois assaltos consecutivos

Lan House foi assaltada no início da semana
Como se não bastasse o constante crescimento da criminalidade que se assola no segundo maior município do Amapá, na qual 11 homicídios já foram registrados nos primeiros três meses de 2015, agora é uma onda de assaltos que está assustando a população santanense. 

Não foi possível adquirir um número oficial dos registros de ocorrências mais recentes que relatem a intimidação de jovens assaltantes que rendem comerciantes e balconistas, mas em menos de uma semana (de 28 de abril a 04 de maio corrente) houve três assaltos a pontos comerciais que deixaram dezenas de pessoas temidas e assustadas. 

Um estabelecimento que comercializa gêneros alimentícios no bairro Hospitalidade foi alvo de um “assalto relâmpago” na manhã da última sexta-feira (1° de maio), onde um assaltante chegou discretamente andando ao comercial, e após constatar que não havia clientes na parte interna do comércio, anunciou o assalto e depois saiu do local andando, levando cerca de R$ 400 reais. 

Lan Houses não escapam
Os outros dois assaltos registrados tiveram como alvo duas salas de acesso à Internet (também conhecidas como “Lan Houses”), porém, os locais ficam em bairros distintos: uma no bairro Remédios e a outra no bairro Fonte Nova. 

A primeira Lan House que foi assaltada fica localizada na Avenida Maria Colares (bairro Remédios), fato que ocorreu por volta das 18hs da quinta-feira passada (30/04), onde dois suspeitos adentraram no estabelecimento e após permanecerem por alguns minutos utilizando os computadores, anunciaram o assalto sob a presença de cerca de 10 pessoas. Após a ação, os bandidos ainda levaram diversos pertences de outros clientes que estavam no recinto e depois deixaram as vítimas trancadas no local. 

Três dias após esse ocorrido, foi a vez da lan house situada no bairro Fonte Nova de ser o alvo dos criminosos. Passava das 21hs do último domingo (03/05) quando dois elementos entraram no local e após perceberem que havia poucas pessoas ainda presentes, anunciaram o assalto. Tal ação durou menos de cinco minutos, onde foram levados celulares e bolsas dos poucos clientes que estavam no local, além da renda diária do estabelecimento (cerca de R$ 200). 

Foram dois assaltos em menos de 03 dias
Neste segundo assalto a polícia foi logo acionada e ainda conseguiu prender alguns suspeitos que rondavam nas proximidades, mas tiveram que ser liberados em virtude de não levantarem qualquer envolvimento criminal com tais assaltos. 

Segurança redobrada
Para evitar que fatos desse tipo continuem causando pânico social e prejuízos comerciais, os proprietários desses (e outros) estabelecimentos estão procurando investir pesado em circuitos mais rígidos de segurança monitorada, que incluem câmeras de alta resolução e alarmes programados. 

Tais providências não apenas buscam garantir a integridade física e emocional dos frequentadores, como também reduzirá o índice de assaltos e roubos que a cidade de Santana já vem constantemente presenciando. 

“A gente sabe que a criminalidade nunca acabará, mas é possível amenizar esses números se puderem remediar com mais segurança”, sugeriu o estudante Fernando Ribeiro, que frequenta assiduamente as salas de acesso do município.

Comentários