Frase em pórtico de entrada da cidade gera polêmica

Pórtico localizado na entrada da cidade
Durante a semana que passou, uma frase estampada na parte superior de um pórtico público causou polêmica nas redes sociais. 

Localizado na entrada do município de Santana (AP), o pórtico duplicado nos dois lados da pista da Rodovia Duca Serra, serve de monumento receptivo para as pessoas que procuram visitar a segunda maior cidade do Estado do Amapá, com pouco mais de 110 mil habitantes. 

Com os dizeres “Esperança Pro Povo do Amapá”, a frase veio chamando a atenção de centenas de internautas, tanto do Estado do extremo Norte, como de outras cidades brasileiras. 

A polêmica começou no início da semana com a publicação feita pelo ex-prefeito da cidade José Antônio Nogueira (PT) em sua página numa rede social. Segundo a publicação, o ex-prefeito aponta falhas na colocação ortográfica e gramatical da frase. 

Frase estaria em colocação gramatical errada
“O município de Santana, como ente da Federação Brasileira, deve representar a língua oficial do país no seu nível padrão-formal-culto e não no nível coloquial-popular”, explicou o ex-prefeito no texto postado. 

A opinião do político repercutiu de imediato na cidade, apesar da obra dos pórticos ainda se encontrar em fase de conclusões.

Opiniões Divididas
A colocação gramatical – e até mesmo ortográfica – dessa frase levantou opiniões de vários lados, dividindo discussões entre profissionais da área da educação que lecionam a língua portuguesa. 

Segundo o professor Antônio Fernandes, que leciona na educação amapaense há mais de uma década, discorda na colocação das palavras. “Se for considerar o modo formal de se escrever, podemos dizer que a frase está bastante equivocada nesse sentido”, disse Antônio. 

Já a pedagoga Luciana Coutinho Soares, que também é formada em História Regional pela Universidade da Amazônia (Unama-PA), acha que a colocação poderia variar até mesmo de questões históricas e culturais do local que a utiliza. 

“As pessoas também podem olhar de outra forma, seguindo uma orientação cultural, ou até mesmo um convite para conhecerem as origens históricas daquela cidade. Claro que chama a atenção pelo fato das constantes mudanças que a nossa língua portuguesa sofre, mas isso vai do ponto de vista de cada região e cultura”, explicou a pedagoga. 

Letreiro de pórtico homenageia frase final do Hino Municipal
Concepção Histórica 
Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Santana, a frase erguida no pórtico da cidade foi em referência ao tradicional Hino Municipal, instituído no final da década de 1980, onde o verso final da música do município descreve da mesma forma que o Poder Público colocou na entrada da cidade. 

“Quem conhece o Hino Oficial do município, observa que a última frase do cântico reflete claramente o modo colocado no monumento da cidade. Apesar da obra ainda ter sido concluída, falta apenas citar a fonte da frase para deixar bem explicado nosso respeito com a população”, esclareceu a assessoria de comunicação da prefeitura. 

Vale informar que o Hino Municipal de Santana é de autoria de Elaine Araújo, sendo integrado como símbolo municipal da cidade em agosto de 1989.

Comentários