Banda de Música Municipal recebe Reconhecimento do Legislativo

Banda possui mais de 50 instrumentistas
Existente há quase duas décadas, a Escola de Música Maestro Raimundo Vaz vem oferecendo uma alternativa socioeducacional bastante valorizada pela sociedade do município de Santana. Através de aulas práticas, crianças e adolescentes de várias faixas etárias aprendem pela música um caminho positivo para o futuro. 

Funcionando diariamente – nos turnos da tarde e da noite –, as aulas (tanto teóricas como práticas) ocorrem nas dependências da Igreja Templo da Assembleia de Deus de Santana, contendo 14 modalidades instrumentais que vão de aulas de saxofone, teclado, violão, trombone, bateria, flauta e outros instrumentos musicais. 

Com o lema “Educando musicalmente os filhos de Deus”, a entidade (sem fins lucrativos) já formou dezenas de jovens e se mantem de apoios da iniciativa privada e “esporádicos” auxílios da poder público. 

Ensinamentos inclui teórico e prático
Vendo essa necessidade de buscar maiores parcerias, tanto na esfera municipal como estadual, que no início do mês de maio, a Câmara de Vereadores de Santana aprovou por unanimidade um Projeto de Lei (PL) que regulariza a existência da Banda Sinfônica Municipal Maestro Raimundo Vaz, ficando apenas a cargo do prefeito Robson Rocha para sanciona-la ao município. 

Através deste PL, a Escola de Música Raimundo Vaz – que também já mantem uma banda sinfônica que se apresenta constantemente em eventos por todo o Estado – garante maiores direitos jurídicos, sendo agora reconhecida pelo Poder Legislativo santanense, e possivelmente apoiado pelo Executivo Municipal. 

Sua trajetória
Criada pela Lei Municipal nº 0318 de 12 de junho de 1997, o Executivo da época (então prefeito Judas Tadeu Medeiros) autorizou o surgimento de uma entidade voltada para a formação de profissionais ligados à musicalidade regional, com intuito de formar a Banda Municipal de Música da Prefeitura de Santana. Seria o primeiro de tantos outros passos que tomariam até chegar à atual Escola de Música Maestro Raimundo Vaz. 

Até o ano de 2000, poucas ações públicas foram empenhadas para desenvolver a Lei existente, tanto que o assunto chegou a ser diversas vezes mencionado nas reuniões de assembleia, realizado pela então Secretaria Municipal de Cultura de Santana. 

Escola de Música atende jovens entre 07 a 17 anos
Somente em agosto de 2001, que o então secretário municipal de Cultura Edilson Ferro formalizou uma parceria com a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Santana, apoiando uma escola de música que já vinha sendo desenvolvida por aquela entidade religiosa, podendo assim, em paralelo, constituir a Banda Municipal de Música de Santana. 

Em 2009 seria a vez da Associação “Educar” que se tornaria uma dos parceiros dessa causa, ajudando na confecção e distribuição gratuita de materiais didáticos aos alunos que procuram se manter a longo prazo nas aulas de música, assim como também vem mantendo a circulação de um veículo (marca Kombi), que serve de transporte alternativo para os alunos que residem em bairros mais distantes da entidade. 

Promovendo Cidadania
Atualmente, a missão da Banda Sinfônica Municipal de Santana vem sendo promover ações de educação, cultura e na formação moral através do ensino musical sistematizado e gratuito, oferecendo acesso à cidadania a toda sociedade santanense e de outros municípios do Estado quando convidados. É o nascimento de uma nova e real possibilidade de inclusão sociocultural de crianças e adolescentes, oportunizando aos mesmos, melhoria em sua qualidade de vida. 

Seguindo nesse contexto que, numa recente parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Santana (Seme/STN) e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Templo Central de Santana), o Poder Público passaria a gerenciar a iniciativa, com a aquisição periódica de novos instrumentos para a Escola de Música Maestro Raimundo Vaz. 

Com pouco mais de 50 componentes, em sua maioria, formada por jovens infanto-juvenis entre 07 a 17 anos de idade que poderiam está em vulnerabilidade social, todos consistem em sua formação instrumental (a banda) sinfônica, mesmo apesar de vários alunos residirem em bairros distintos (distantes) do local-sede onde ocorrem as aulas musicais, que incluem a teoria sinfônica (estudo teórico das melodias e sinfonias) até chegar à prática instrumental (uso dos instrumentos musicais que melhor podem se adequar). 

Maestro Ney Balieiro
Ney Balieiro: Um Servo dedicado
Há pouco mais de uma década o pedagogo Ney Balieiro vem dedicando uma boa parte de seu tempo na descoberta de novos talentos. Assumiria a responsabilidade didática de maestro da Escola de Música Raimundo Vaz. 

Além da formação de Magistério, incluindo uma pós-graduação em Pedagogia, Ney Balieiro também se tornou especialista na Metodologia do ensino da música, onde buscou se aprimorar em técnicas vocais e em regência de bandas e orquestras. Tudo em prol desse projeto social. 

Para quem o conhece, deixa bem claro que sua escolha para liderar simultaneamente as aulas da Escola de Música e a Banda Sinfônica foi uma indicação divina. 

“Além da paciência que ele procura manter nas aulas, nos passa segurança naquilo que estamos fazendo”, disse a acadêmica Karina Fernandes, que já acompanhou algumas aulas de música com o maestro, porém, a carga horária entre a faculdade e o trabalho tornou seu tempo mais curto para que tivesse continuidade nas aulas. Mas Karina já sugeriu para vários colegas de trabalho sobre a escola de música. “Tenho alguns vizinhos que ingressaram na escola e até já tocaram em locais públicos. Tudo graças a esse trabalho empenhado pelo Ney”, elogiou a acadêmica. 

Suas finalidades sociais e culturais
A Banda Sinfônica Municipal tem como suas atribuições: 

- Executar números musicais em atos solenes oficiais no âmbito do município de Santana, assim em eventos cívicos, sociais e culturais ou artísticos quando solicitadas; 

- Incentivar a musicalidade no município de Santana, buscando motivar o ingresso de novos instrumentistas em seu quadro de músicos, bem como introduzir noções de cidadania, deveres, direitos, justiça, equidade, amor à Pátria, respeito às leis e às autoridades; 

- Atender a convites sociais para apresentações públicas em outras localidades. 

Novos Alunos
Quem deseja integrar nas aulas de música, basta procurar a secretaria da Escola de Música Maestro Raimundo Vaz, localizada nas dependências internas da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santana, na Rua Salvador Diniz 429, bairro Comercial, trazendo cópias de seus documentos (RG, CPF, comprovante de residência). 

Tendo entre 07 a 17 anos, os alunos terão inicialmente aulas teóricas no contra-turno de seu horário letivo escolar, duas vezes por semana.

Comentários