"Apagão" atingiu meio milhão de amapaenses

Blecaute atingiu seis municípios
Um provável curto-circuito ocasionado uma subestação elétrica foi o motivo de ter deixado boa parte dos moradores da capital amapaenses e de outros seis (06) municípios sem o fornecimento por algumas horas na manhã desta quinta-feira (28/05). 

Segundo informações repassadas pela gerência regional da Centrais Elétricas do Norte S/A (Eletronorte/AP), o problema aconteceu por volta das 09hs da manhã, quando uma "pane" atingiu o sistema isolado de distribuição termelétrica que fornece energia para uma parte da cidade de Macapá, e alguns municípios do sudoeste e noroeste do Estado do Amapá, interrompendo o fornecimento até às 11hs desta manhã, quando o sistema pôde novamente ser restabelecido.

O gerente da Eletronorte no Amapá, Engenheiro Marcos Drago, explicou que o curto-circuito atingiu um dos alimentadores da subestação Equatorial, localizada na entrada do bairro Zerão, na Zona Sul de Macapá, onde o problema comprometeu o sistema isolado movido a combustível para todo o Estado. 

"Não podemos precisar onde começou o curto-circuito, mas os técnicos pediram autorização da CEA [Companhia de Eletricidade do Amapá] para energizar o alimentador. No momento em que religamos ele, houve uma explosão pois o 'curto' ainda estava em andamento. Nessa explosão, houve um blecaute no sistema isolado que atingiu esses municípios", detalhou Drago. 

Além do "apagão" em parte da capital, a interrupção elétrica atingiu totalmente os municípios de Santana (com mais de 100 habitantes), Ferreira Gomes, Amapá, Mazagão, Calçoene e Tartarugalzinho. 

Estima-se que  mais de 500 mil pessoas ficaram sem energia elétrica por mais de duas horas. Este foi o 4º apagão somente este ano de 2015. 

Nota: algumas informações colhidas do G-1 Amapá

Comentários