Mais de 500 jovens santanenses serão atendidos por Programa Socioesportivo

Cerca de 500 jovens participarão do Programa
O Governo do Amapá, através da Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (SEDEL), lançou na semana passada (16/04), no Ginásio Poliesportivo do município de Santana, o Programa “Bem Estar: Saúde, Esporte e Lazer”, na qual contou com a presença de diversas autoridades políticas e sociais, entre elas, o governador Waldez Góes, o prefeito de Santana Robson Rocha, o secretário estadual de Esportes e Lazer Edinoelson Trindade e vários vereadores santanenses, assim como entidades esportivas do município e lideranças comunitárias. 

O Programa Bem Estar tem a intenção de unificar todas as atividades esportivas e de lazer que são desenvolvidas pelos centros didáticos e núcleos socioeducativos de responsabilidade da SEDEL. Buscando promover uma melhoria das práticas esportivas, a secretaria estadual já está realizando um levantamento da realidade de toda infraestrutura física e institucional de seus centros didáticos, onde já estarão recebendo breves reparos emergenciais para atender às ações em questão. 

“Pretendemos atender, inicialmente, cerca de 500 jovens dentro de várias faixas etárias que escolherão as modalidades que melhor se enquadram”, garantiu Ednoelson Trindade, secretário da SEDEL. 

O Executivo Estadual ainda pretende investir na melhoria de equipamentos adequados para uso no projeto e na valorização dos profissionais que irão coordenar o Projeto. O programa atenderá diversas faixas etárias (incluindo a melhor idade), como também pessoas portadoras de necessidades especiais (deficiência), comunidades quilombolas, ribeirinhos e indígenas. 

Autoridades presentes no lançamento do Programa
As modalidades esportivas que estarão sendo inicialmente ofertadas no Programa são: basquete, handebol, futsal, futebol-de-salão, tênis de quadra, dança de salão, ballet, hidroginástica, ginástica, atletismo, vôlei, pilates, badminton e jogos para a terceira idade. Entre as novidades estão as aulas de Ginástica Rítmica, que ofertará 60 vagas, e ocorrerá somente no Ginásio Avertino Ramos (Macapá). Estima-se que cerca de 10 mil vagas serão ofertadas em todas as modalidades. 

Atualmente, já fazem parte do Programa os projetos: Quinta Feliz, Jogos da Terceira Idade, Jogos Especiais, Jogos Ribeirinhos, Caravana do Esporte, Jogos Afrodescendentes, Campeonato Feminino de Futebol de Interbairros, Festa de São Tiago, Jogos Indígenas, Jogos Radicais, Copa de Futsal Indígena e Ruas da Copa. 

Locais do Programa
O Programa Bem Estar estará sendo desenvolvido nos seguintes Centros Didáticos de Macapá: Ginásio Avertino Ramos, Ginásio Paulo Conrado, Centro Raimundo Adamor, Centro Rosa Ataíde, Piscina Capitão Euclides da Cunha, Praça Chico Noé, quadra do CEPA, e Estádio Milton de Souza Corrêa (Zerão). 

Em Santana: Estádio Augusto Antunes (Augustão), e Ginásio Poliesportivo de Santana.

Comentários