Gilmar Domingues é sabatinado pelo Legislativo santanense

Secretário Gilmar Domingues
Atendendo a um requerimento interno ingressado pelos vereadores Ivo Giusti (PSB) e Richard Madureira (PT), o secretário municipal de Saúde de Santana (Semsa) Gilmar Domingues esteve presente na sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (28/04), na tribuna da Câmara de Vereadores de Santana, onde teve que esclarecer publicamente diversos assuntos relacionados à sua pasta gestora. 

Por quase uma hora e meia (90 minutos), o titular da Semsa explicou detalhadamente aos oito vereadores presentes as situações positivas e negativas que vem enfrentando desde que assumiu o referido cargo no último dia 19 de janeiro, assim como também explanou sobre as ações comunitárias que a Secretaria vem desenvolvendo nos bairros da cidade e nas localidades ribeirinhas. 

Medicamentos Vencidos
Entre os inúmeros fatos discutidos e apresentados durante a sessão ao secretário Municipal de Saúde, houve a questão relacionada aos medicamentos encaixotados que estavam sendo discretamente despachados em um antigo depósito da secretaria na madrugada do dia 29 de janeiro (área situada ao lado da agência dos Correios da cidade), onde resultaria na prisão de duas pessoas que supostamente seriam funcionários da Semsa. 

De acordo com Gilmar, as pessoas que se encontravam no local não possuem qualquer vínculo direto com o quadro de funcionários da secretaria, e que minutos após a ação da Polícia Militar, tomou conhecimento da situação, e seguiu em direção aos órgãos de segurança pública (Batalhão da PM e delegacia) para buscar maiores esclarecimentos dos fatos, onde o próprio secretário também registrou uma ocorrência de furto ao patrimônio público, já que dias antes do episódio em questão, foi comunicado do sumiço de vários materiais e equipamentos utilizados nos serviços de dedetização e imunização de vetores. 

Vereadores questionaram sobre várias situações
O que mais me surpreendeu foi saber que a Polícia Militar chegou ao local dos medicamentos de uma forma dura, como se achassem que realmente estava ocorrendo algo de errado no depósito. Havia sim, pessoas que não estavam autorizadas a agirem naquele horário, mas que foram pegas de surpresa por uma ação policial, na qual esses policiais estavam acompanhados de outras duas pessoas que se diziam da imprensa e que foram logo abrindo (rasgando) algumas sacolas de medicamentos que estavam no local e alegando por si mesmo que os medicamentos estariam vencidos, o que depois começou a ser comprovado o contrário dessas alegações”, contou o secretário na tribuna. 

O fato – que teve grande repercussão para a opinião pública santanense – gerou abertura de dois inquéritos: um policial e outro administrativo, na qual o secretário informou está acompanhando constantemente o andamento desses inquéritos. 

“Estou somente aguardando a conclusão por parte da polícia para expor mais claramente os fatos que não procedem”, garantiu o secretário, que ainda justificou a razão de não ter logo tomado a frente da situação dias após o ocorrido. “Poderia ter tomado logo a decisão de vim a essa Casa de Leis para explicar o que de fato estava acontecendo, mas para não quebrar um protocolo de hierarquia, aguardei a autorização do prefeito Robson Rocha”, explicou. 

Ações Comunitárias
Junto com os esclarecimentos envolvendo a possível utilização de medicamentos vencidos nos postos de saúde do município e a atual situação dos agentes comunitários e de endemias (que denunciavam estarem trabalhando sem as mínimas condições de trabalho), Gilmar Domingues garantiu que, mesmo diante dos limites orçamentários que a secretaria possui, estão sendo tomadas inúmeras providências para amenizar as poucas condições usadas pelos colaboradores desta área. 

Gilmar esclareceu todos problemas apresentados
“Assim como todo Estado, o município também passa por crises financeiras que vão sendo parcialmente sanados, e aqui na Prefeitura de Santana não seria diferente. Claro que estamos oferecendo todas as nossas condições para evitar que os serviços essenciais da saúde não fiquem sem atender seu principal beneficiário, que é a nossa população”, considerou. 

Gilmar lembrou que em menos de três meses em que já se encontra à frente do cargo, várias medidas administrativas e populares foram efetuadas. 

“Somente nesses primeiros meses do ano fizemos mais de 300 visitas domiciliares através dos agentes de saúde e distribuindo remédios e cloros para combater a dengue, isso sem falar em duas ações comunitárias que juntas atenderam mais de 4 mil pessoas em sete bairros de Santana. Aos poucos vamos caminhando atingir vários bairros com as ações da secretaria”, explanou o titular da Semsa.

Comentários