“Boquinhas”: Um Método pioneiro para a Educação do Amapá

Projeto pioneiro na educação do Amapá
A Prefeitura Municipal de Santana, através de sua Secretaria Municipal de Educação (SEME), lançou na semana passada um projeto pioneiro a ser desenvolvido com as crianças matriculadas de 1° a 3° ano do ensino fundamental. 

Denominado de “Método das Boquinhas”, visa favorecer a aquisição de leitura e escrita em estágios iniciais para essa classe estudantil, oferecendo a elas (crianças dessa faixa etária escolar) condições diversificadas e consistentes, numa forma multissensorial que combina som/letra/boquinha. 

Idealizado pelo Departamento de Apoio Interprofissional ao Educando (DAIE) da SEME/STN, o referido Projeto pretende atingir um índice de 95% de alfabetização entre os alunos de 1° ano da rede municipal de ensino de Santana. 

Escola Piloto
Como ponto de partida para o Projeto no âmbito da educação no Estado, o DAIE escolheu como escola-piloto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Gentila Anselmo Nobre, localizada no bairro Fonte Nova que, durante este ano letivo de 2015, desenvolverá semanalmente (todas as terças-feiras) as ações do Método, com uma turma do 1º ano do ensino fundamental. 

Seu desenvolvimento pedagógico se dará através de um trabalho conjunto, contando com a professora do 1º ano do Ensino Fundamental e com o corpo técnico da escola, sendo todos assessorados pela fonoaudióloga Roberta Ferraz Almeida, diretamente indicada pelo DAIE/SEME. 

Assessoria pedagógica
Esse assessoramento pedagógico da SEME se dispõe, primeiramente, na sala de aula, onde (diariamente) é feita a orientação quanto ao som de cada letra trabalhada, como também com sua articulação oral e sua escrita. 

Posteriormente é que ocorrerá os encontros semanais, (todas às terça-feiras), com a citada professora especializada, que assim definirá as atividades de assistência linguística, e as orientações sobre as atividades que poderão ajudar as crianças no processo de alfabetização propriamente dito, e nas etapas posteriores. 

Tal professora também é orientada quanto aos exercícios que devem ser realizados em classe, que propiciará no desenvolvimento da consciência fonológica e na comunicação, através de vivências de linguagem oral (dramatizações, ouvir e contar histórias, promover a construções de histórias em sentenças e encorajar o relato de experiências). 

A Legislação
O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo Ministério da Educação (MEC) em novembro de 2009, sendo atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos. 

Na sua fundamentação teórica de base multissensorial, o “Método das Boquinhas” propicia rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema (som à letra) uma vez que é uma metodologia concreta e sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinhas), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita.

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