Área da Zamin em Santana está abandonada

Parlamentares viram toda área da Zamin em Santana
Os deputados Fabrício Furlan (PSOL) e Augusto Aguiar (PMDB) encontraram um verdadeiro abandono na visita que fizeram na quarta-feira passada (15/04), na área onde está instalada a mineradora Zamin, no município de Santana. Dos 2.500 funcionários que a empresa havia contratado, 1.390 já foram demitidos. Os que ainda estão trabalhando não recebem salários há quatro meses. “Muito triste a situação dos trabalhadores”, comenta o deputado Fabrício Furlan. 

O deputado também ficou preocupado com o minério que está estocado coberto apenas com lonas plásticas. “Com certeza esse minério está escorrendo para o leito do rio”, registrou. Furlan e Aguiar também tiveram acesso ao local onde que ocorreu o acidente na madrugada do dia 28 de março de 2013, quando a estrutura do porto da empresa Anglo Ferrous desabou. “A empresa Anglo deixou um total de R$ 80 milhões para a reconstrução do porto, e até o momento nada foi feito”, denuncia o deputado. 

Os deputados que integram a Comissão de Obras da Assembleia Legislativa vão fazer levantamento e mostrar a real situação da mineradora, que na avaliação de Furlan, não tem mais condições de atuar no Estado do Amapá. O relatório será encaminhado ao Governador do Estado, Waldez Góes, ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), ligado ao Ministério de Minas e Energia.

Comentários