Vara da Infância e Juventude de Santana intensifica campanha educacional

Juiza Larissa Noronha
A Vara da Infância e Juventude e o Comissariado de Santana vem realizando uma intensa campanha para orientar e conscientizar a população sobre os prejuízos que podem advir do consumo de álcool por crianças e adolescentes, bem como alertar para a responsabilidade penal dos pais e dos comerciantes, produtores de eventos, donos de supermercados e pequenos comércios. 

A juíza titular da Vara, Larissa Noronha, explicou que a intensificação dos trabalhos tem como foco orientar e conscientizar a população sobre a nova lei já em vigor deste o último dia 17.03.2015. 

A Lei 13.106/2015 altera dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e estabelece pena de até quatro anos de prisão para quem vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica ou outros produtos que possam causar dependência psíquica para crianças ou adolescentes. A multa pelo descumprimento varia de R$3 mil a R$ 10 mil, além da possibilidade de fechamento do estabelecimento comercial até pagamento da multa. 

Antes da alteração legislativa, esse tipo de oferta a crianças e adolescentes era considerada apenas uma contravenção, prevista no Artigo 63. Do Decreto-Lei 3.688/41 (Lei das Contravenções Penais), restando aos infratores pena que não passava de um ano, geralmente convertida em multa. 

Fiscalização é intensa em Santana
Para a magistrada a legislação deve ser observada por todos, visando coibir o consumo de bebidas. Neste aspecto, incluem-se comerciantes, produtores de eventos, grandes redes de supermercado atacadista e varejistas, bem como os pais e responsáveis. 

A Lei não exime nem mesmo os pais ou responsáveis que oferecem a bebida aos jovens. A campanha da Vara da Infância e Juventude e Comissariado de Santana vem ao encontro de dados divulgados por pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. 

De acordo com as pesquisas as formas de obtenção de bebidas alcoólicas por jovens são em festa (39,7%), com amigos (21,8%), em mercado, loja, bar ou supermercado (15,6%) ou na própria casa (10,2%).

Comentários