Existem mais de 70 denominações religiosas espalhadas pelo Amapá

Até o final da década de 1990, era limitado o número de denominações religiosas que existiam no Estado do Amapá, tanto pregadoras do catolicismo romano como dos conceitos pentecostais. 

Com pouco mais de 300 mil habitantes (IBGE 1999) distribuídos nos 16 municípios, as instituições que mais agregavam visitantes e fiéis já eram tradicionalmente conhecidas e respeitadas pela sociedade amapaense, e contadas nos dedos: a Igreja Católica, “Assembleia de Deus”, “Quadrangular”, “Deus É Amor” e “Universal”. 

Porém, nos últimos anos, houve inúmeras transformações em termos de religião em nosso país, com o surgimento descontrolado de instituições que se denominam “casas de bênçãos”. 

Tais informações aqui descritas fazem parte de um extenso estudo de conclusão (TCC) que foi levantado por um grupo de acadêmicos do curso superior de Teologia de uma faculdade particular de Macapá. 

Somente em Santana, é mais de 40 denominações
Formado por quatro acadêmicos que residem no município de Santana, o grupo realizou um trabalho de campo que durou cerca de um mês, onde percorreram quase toda a cidade santanense, coletando informações relacionadas às origens de algumas denominações religiosas, assim como também entrevistaram cerca de 20 coordenadores (pastores) destas denominações. 

“Conseguimos algumas informações com o IBGE que registram que há mais de 15 anos o número de denominações religiosas era bem menor, onde 50% da população amapaense se dizia católica e menos de 10% se dizia evangélico ou frequentava uma igreja evangélica. Mas uma pesquisa recente do IBGE (2012) apontou que o número de evangélico subiu significativamente, passando a ocuparem mais de 25% da nossa sociedade”, explicou a acadêmica Flávia Luana, que, juntamente com seus colegas de faculdade, precisaram traçar um gráfico aleatório com o número incalculável de denominações religiosas que acabou encontrando em Santana. 

“Em dez bairros que visitamos (de Santana), constatamos a existência de mais de 40 instituições religiosas diversificadas, sendo que 21 delas são voltadas para a pregação pentecostal. Acredito que esse número possa ser maior por não termos visitado outros bairros mais afastados, como Elesbão e Jardim de Deus. Com certeza esse número ficaria perto de 50, somente em Santana”, comentou José Aprígio, que integra o grupo de acadêmicos, que ainda acrescentou: “Se formos contar por alto, devem existir em torno de 70 ou mais denominações entre Macapá e Santana”. 

Mais Igrejas, menos escolas
Durante a pesquisa de campo, alguns fatos curiosos foram detectados pelos acadêmicos, tanto em termos sociais como em condutas institucionais. 

Alguns bairros tem igrejas, mas não tem escolas
“Ao visitarmos o bairro Fé em Deus, que já existe há pouco mais de sete anos, encontramos 03 igrejas de denominações diferentes, mas não havia uma escola pública sequer. Apesar de uma dessas igrejas oferecer um ensino de alfabetização infantil, é lamentável que o poder público ainda não tenha observado para aquele bairro que já deve ter mais de 5 ou 6 mil moradores”, lamentou o acadêmico Willianson Dias, que também atentou para a conduta conservadora que algumas institucionais aplicam aos seus fiéis. 

“Pode parecer inacreditável para muitas pessoas em pleno século 21, mas ainda existem religiões, aqui em Santana que mantêm a vestimenta tradicional das mulheres de usarem o vestido até a ponta do calcanhar. Assim como também tem algumas que proíbem claramente o beijo (na boca) antes do casamento”, afirmou Willianson. 

Porém, na concepção da acadêmica Flávia Luana, esse crescimento desordenado de instituições religiosas (em sua maioria, voltadas para a doutrina pentecostal), tem demonstrado um saldo positivo para a sociedade. 

“Pelo lado bom desse número, podemos dizer que a Palavra de Deus tem se expandido de maneira avassaladora, apesar de que algumas dessas denominações religiosas não estão apresentando aos seus frequentadores um conceito bem aprofundado do que já conhecemos nas denominações mais antigas, mas estão fazendo um importante papel levar o evangelho para muitos que ainda não conhecem”, finalizou.

Comentários