Delegacia de Crimes Contra a Mulher de Santana vai ganhar novo prédio

A delegada geral de Policia Civil do Amapá, Maria de Lourdes Sousa, juntamente com o delegado de Polícia do Interior, Uberlândio Gomes, visitou na manhã desta terça-feira, 17, o prédio da Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM), no município de Santana. Durante a visita, foi constatado que a estrutura do prédio localizado na Rua Adálvaro Cavalcante, no bairro Remédio I, é imprópria para o trabalho. 

Em atividade há mais de dez anos, a delegacia registra em média vinte ocorrências por dia. Cerca de dez audiências também são feitas diariamente pelos delegados de plantão. 

O local está deteriorado pelo tempo e nenhuma reforma foi feita nos últimos anos. O forro de uma das salas desabou por causa de infiltrações. 

As dificuldades enfrentadas no prédio são inúmeras. A delegada titular da DCCM de Santana, Maria Leida Borges de Souza, diz que os problemas são variados. "Temos a rede de esgoto precária, problemas elétricos e de informática. Na maioria das vezes o trabalho fica parado por conta disso", afirmou. 

Ela disse ainda que, apesar das dificuldades enfrentadas, os servidores se sentem otimistas em ver o interesse da Delegacia Geral de Polícia Civil em solucionar o problema. 

"Aqui, na delegacia, não temos as mínimas condições de trabalho, as demandas são muitas, até mesmo é uma questão de saúde, pois nós estamos convivendo com ratos espalhados por todos os compartimentos do prédio", completou a titular da DCCM. 

No período da noite, a situação é pior ainda. Os colchões utilizados para o repouso dos policiais nos dormitórios foram contaminados com urina e fezes de rato, o que impossibilita o uso. 

Diante da situação, o delegado Uberlândio disse que, depois de uma reunião com o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública do Estado, Gastão Calandrini, juntamente com a delegada geral, foi necessário eleger algumas prioridades, como a construção da DCCM, da Central de Flagrantes, e da 2ª Delegacia de Policia, todas em Santana. As delegacias dos municípios de Mazagão, Serra do Navio e Calçoene, também serão construídas. 

Mas, a medida de urgência tomada será alugar um outro prédio o mais rápido possível para que a DCCM de Santana possa funcionar com melhores condições, de forma que as instalações sejam adequadas as necessidades dos servidores. A maior preocupação da Delegacia Geral na elaboração dos projetos, é oferecer uma boa estrutura para atender as necessidades, por exemplo, depósito para guardar drogas e armas apreendidas em ações da polícia. 

Outra questão debatida na ocasião foi a carência de viaturas. Contudo, a Delegacia Geral se comprometeu em disponibilizar uma nova viatura para a DCCM de Santana.

Comentários