Autismo será debatido em sessão legislativa em Santana

Alunos do GPC/AP fazem símbolo do autismo
No próximo dia 02 de abril será comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para marcar a data, na próxima terça-feira (31/03), às 19:00hs, será realizada uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Santana, que terá como tema o “Autismo” em nossa sociedade. 

Em parceria com várias instituições de ensino pública e particular de Santana, o evento também contará com a presença de secretários municipais e estaduais, assim como a comunidade em geral, na qual serão debatidas as questões sociais relacionadas aos portadores de autismo. 

Na ocasião, serão tratadas das necessidades de políticas públicas mais voltadas para a classe especial, assim como a questão da aplicação das leis municipais e estaduais que tratam das condições e prioridades que favoreçam os autistas. 

Campanha Nacional
Conceito de Autismo
O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo. 

Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 03 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino. 

E para abraçar essa causa, que em sua maioria caracteriza-se em meninos, a campanha utiliza símbolos de cor azul.

Comentários