Ausência de comissão de frente e destaques marcam desfile da Império do Povo

Império do Povo entrou com atraso
Logo na abertura do desfile das Escolas de Samba do Amapá, na noite do último sábado (14/02), apareceu um problema para a agremiação que abriria os desfiles. A Escola "Império do Povo" (representante do município de Santana) entrou na avenida sem sua comissão de frente – um dos nove quesitos de julgamento. A ausência deixou a diretoria perplexa. "Não sabemos explicar o que aconteceu com a ala, eles simplesmente não entraram na avenida, tivemos que entrar sem eles", lamentou a diretora de harmonia, Roneri Santiago. 

O público também sentiu falta de alguns destaques nos carros alegóricos. O atraso da agremiação foi resultado da demora do carro-guindaste cedido pela Liga das Escolas de Samba (Liesap) para posicionar os destaques nas alegorias. "O veículo deveria estar disponível com, no mínimo, uma hora de antecedência. Apesar disso, a comissão de carnaval da Liga vai nos respaldar. Não vamos perder nenhum ponto na hora do julgamento", explicou Santiago. 

Apesar dos problemas, alegria não faltou aos brincantes que entoaram o enredo 'RE-PA: O clássico rei da Amazônia', que retratou toda a paixão e a rivalidade dos paraenses por conta dois maiores clubes de futebol do Estado, Remo e Paysandu. 

O samba-enredo, assinado por Juruna Zona Sul, Leandro Thomáz, Cigano da Imperatriz e Meio dia da Imperatriz, destacou o amor dos torcedores pelos clubes e a história rica do futebol paraense. 

Na bateria – mais um quesito a ser julgado – outro problema. Com a ausência da rainha, a bateria, que encarnou 120 árbitros de futebol, foi conduzida pela princesa Adrielly Castro. 

Apesar das dificuldades, o presidente da escola Bebel considera que a agremiação conseguiu destacar a rivalidade entre os dois times da capital paraense. "Conseguimos passar pela avenida dentro das nossas limitações, apesar de tudo, fizemos um bom espetáculo com o que tínhamos", destacou. 

Em busca do acesso ao grupo especial, a Império levou à Ivaldo Veras muito colorido, com predomínio dos tons de azul – celeste e azulino – das duas equipes. 

Histórico
Fundada oficialmente em 1993, a Império do Povo que tem a águia como símbolo e usa as cores verde e branco, a escola é a única representante do município de Santana. Desfilando desde 2001, a agremiação conquistou dois títulos, um no grupo especial em 2008, quando retratou os 250 anos de Macapá, e outro no grupo de acesso em 2004. Em 2015 a agremiação passou pela Ivaldo Veras com 1 mil componentes em busca do título no grupo de acesso.

Comentários