População Santanense vive "Domingo Infernal" com apagões

Pelo menos 10 bairros urbanos da cidade de Santana passaram grande parte do dia do último domingo (11/01) sem poder desfrutar para um descanso. Tudo em virtude dos constantes desligamentos inesperados de energia elétrica, na qual causaram inúmeras reclamações pela população santanense, que ligaram já na manhã desta segunda-feira (12) para várias emissoras de rádio e televisão para denunciarem o desrespeito que lhe foram dados durante o longo período em que os “apagões” estiveram ocorrendo. 

De acordo com pessoas que ligaram ainda nas primeiras horas desta segunda-feira para uma emissora de rádio santanense, os “apagões” ocorriam a cada 15 a 20 minutos alternados, sendo que em um desses “apagões” o fornecimento de energia elétrica não mais retornou, ficando mais de 40% da área urbana de Santana sem energia elétrica entre 10h30minutos da manhã e somente retornando às 16hs da tarde. 

“Teve bairro que essa energia ficava piscando a cada 10 minutos, indo e voltando, e numa dessas piscadas só retornou perto das cinco horas da tarde”, denunciou o pedreiro José Evaldo, que reside com sua família em um conjunto habitacional nas proximidades da ferrovia, ao ligar para uma emissora de rádio para lamentar o descaso que a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) vem dando para seus usuários. 

“A gente paga em dias por uma energia de qualidade, e vem sendo dessa forma que a CEA vem nos tratando. Imagine se eu fosse um péssimo consumidor. Como será que ela me trataria?!”, questionou o pedreiro, que percebeu ter sofrido um dano material após o retorno do fornecimento de energia elétrica. 

“Só depois que a energia voltou no meio da tarde, vi que minha geladeira não estava mais funcionando. Chamei uma pessoa entende de refrigeração e me falou que o compressor central dela (geladeira) havia sido danificado com os possíveis apagões de energia elétrica. Agora vou acionar a justiça para a CEA tomar uma providência em cima dessa perda que tive”, lamentou José Evaldo. 

Contato 0800 inoperante
Assim como o pedreiro, outros consumidores da CEA acumularam reclamações sobre os “apagões” sofridos ainda no domingo. Outra reclamação da população estaria relacionada às constantes tentativas de contato através do telefone 08000960196, onde a população santanense alega não terem conseguido contato com a Central de Ocorrências da CEA, gerando maiores queixas e transtornos por aqueles que tentavam ligar para buscarem informações sobre os “apagões”. 

“Fiz mais de dez tentativas para falar com a central de ocorrências da CEA e não conseguia. Parece que eles não queriam atender a gente”, questionou a doméstica Maria da Conceição, ao denunciar pela imprensa radiofônica sobre o fato, tendo que apelar para a Polícia Militar. “Tiver que sair da minha casa e fui até lá na agência da CEA (em Santana) e o próprio vigilante falou que não podia fazer nada, por que não tinha contato com as equipes em Macapá. O jeito foi ter que ir até o Batalhão da Polícia Militar e falei da situação. A guarnição foi quem conseguiu falar com o pessoal da CEA de Macapá, que só assim informaram o que tava acontecendo”, relatou a doméstica, chateada. 

Causa Desconhecida
Segundo informações extraoficiais, a possível causa dos constantes “apagões” ocorridos durante o domingo (11) em Santana teria sido ocasionado pelo rompimento de um cabo de alta tensão na saída da Subestação Termelétrica de Santana, sendo necessário sua manutenção somente por técnicos que viriam de Macapá, o que poderia ter prolongado no tempo de normalização no fornecimento de energia elétrica. 

Os bairros santanenses que foram afetados por mais de seis horas sem energia elétrica foram: Paraíso, Mutirão, Parque das Laranjeiras, Fé em Deus, Jardim de Deus I e II, Fonte Nova e parte do bairro Comercial. 

A estatal de energia do Amapá (CEA) foi procurada para esclarecer sobre esses “apagões”, mas até às 10hs da manhã desta segunda-feira (12), ainda não havia sido pronunciada formalmente sobre a situação.

Comentários