Macapá, Mazagão e Santana ganham linha de ônibus adaptados

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) confirmou que a empresa Filadelfia já está em operação na linha Macapá-Santana-Mazagão. A entrada da empresa é fruto de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado ainda em julho de 2014 entre o Setap, Secretaria de Transportes do Estado, Câmara de Vereadores de Mazagão, Ministério Público e Associação dos Deficientes Físicos do Amapá. Principalmente os cadeirantes reclamavam que os veículos que realizam o transporte alternativo não eram adaptados para atende-los. 

Sem que a cooperativa que atende a linha pudesse fazer investimentos para aquisição desses veículos, o Ministério Público recorreu ao Setap. Foram colocados inicialmente dois veículos que saem de Macapá, passam por Santana e vão até Mazagão Novo. Com a construção da ponte sobre o Rio Matapi, a frota será ampliada e outras linhas serão interligadas a esse itinerário, reduzindo o tempo de espera. 

De acordo com o TAC, os ônibus ficarão operação com autorização da Setrap até a realização da licitação para operação de transporte coletivo no trecho metropolitano, o que deve ocorrer assim que a ponte sobre o rio Matapi for concluída. 

A população de Mazagão aprovou a ideia e os cadeirantes também. “Os ônibus são compactos, com sistema para receber o cartão de bilhetagem eletrônica e a preços bem mais acessíveis que os veículos alternativos, além de comportarem melhor as cadeiras de rodas do que as vãos que já operam”, atestou José Carlos, da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá.

Comentários