Marinha vai intensificar patrulhas em rios amapaenses após morte de menino

A Capitania dos Portos no Amapá anunciou que vai intensificar a fiscalização fluvial nas encostas dos rios que margeiam as cidades de Macapá e Santana. A medida acontece depois que Alexander de Souza, de 10 anos, foi atropelado e morto por uma lancha na Zona Leste da capital amapaense. O caso ocorreu no domingo passado (07/12). 

De acordo com o comandante da Capitania dos Portos, Lúcio Marques, serão realizadas fiscalizações a partir do Canal do Jandiá, no bairro Cidade Nova, próximo ao local onde ocorreu o acidente com a criança. As patrulhas navais vão se estender até Santana, a 17 quilômetros de Macapá. 

“Nossa jurisdição envolve Macapá e Santana. Vamos reforçar a fiscalização nesses locais de saída de embarcações. Essa região, onde a criança foi atropelada, por exemplo, é alvo das nossas patrulhas, mas vamos incrementá-las para inibir a prática novamente”, reforçou Lúcio Marques. 

Após a morte do menino, banhistas foram flagrados pela TV Amapá no dia seguinte ao acidente frequentando o mesmo lugar onde ocorreu o atropelamento. 

O acidente foi registrado na tarde de domingo, no bairro Cidade Nova, na Zona Leste de Macapá. O dono da embarcação, Sivaldo de Lima, de 39 anos, chegou a dizer à polícia que um menor de 14 anos pilotava a lancha no momento do acidente. O menor chegou a confirmar a versão, mas a defesa do proprietário afirmou que a responsabilidade pela embarcação lançada ao adolescente foi um “momento de desespero” de Sivaldo Lima. O caso é apurado pela Capitania dos Portos. O inquérito deve ser concluído em até 90 dias. 

Lancha envolvida na morte de menino está
apreendida na Capitânia dos Portos em Santana.
A Capitania dos Portos afirma que a lancha não tem registro na Marinha do Brasil e o dono está sem habilitação náutica para conduzi-la. As infrações serão confirmadas durante as investigações, que ainda vão apontar se a embarcação respeitava o limite mínimo de 200 metros de distância da margem do rio. 

Acidente
O estudante Alexander da Silva teria sido atingido pela embarcação por volta de 15h de domingo. Ele estava brincando com outras crianças no rio Amazonas, no bairro Cidade Nova, na Zona Leste de Macapá, quando foi atropelado e morto. 

O Corpo de Bombeiros encontrou o corpo da criança por volta de uma hora depois do registro da ocorrência de desaparecimento. A vítima estava com um corte profundo no rosto. A suspeita é de que a hélice da lancha tenha batido no garoto antes do afogamento. 

A lancha foi encontrada pela PM no Canal das Pedrinhas, na Zona Sul de Macapá. Na delegacia, testemunhas chegaram a reconhecer o suspeito, que seria o dono da lancha, conforme a Polícia Militar. A embarcação está recolhida no trapiche da Capitania dos Portos, em Santana.

Comentários