Força tarefa entra em operação no Amapá para combater o chikungunya

O encontro que reuniu Defesa Civil estadual, Exército, Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e representantes das secretarias de Saúde de Macapá e Santana, no dia 05/12, o secretário-executivo em exercício da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), tenente coronel Janary, definiu com os representantes dos outros órgãos as estratégias de atuação no combate ao mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue e da febre chikungunya. 

Após a elaboração do plano de atuação, determinação da logística do pessoal empregado, a CVS realizou o treinamento de militares do Exército e do Corpo de Bombeiros para atuarem junto com os agentes de endemias nas vistorias residenciais. Terminada essa etapa de preparação, a Cedec, em parceria com o Exército e demais órgãos de saúde, realiza uma força-tarefa de combate à dengue e chikungunya nas áreas com maior índice de infestação de dengue em Macapá e Santana. 

No período de 15 a 19, duas grandes equipes estarão atuando nos dois municípios. Cada equipe é formada por 60 bombeiros militares, 30 militares do Exército e 37 agentes de endemias. Durante a semana, esses profissionais farão vistoriais em lotes urbanos, orientando os moradores e aplicando larvicida, caso seja necessário. 

Em Macapá, a força-tarefa contra a dengue e chikungunya vai atuar nos bairros Infraero II, Açaí, Ilha Mirim e Parque dos Buritis. No município de Santana a ação vai iniciar pelo Centro, seguindo pelo bairro Piçarreira e Igarapé da Fortaleza.

Comentários