Defesa Civil coordena estratégias de combate ao vetor da dengue e chikungunya em Macapá e Santana

Na manhã desta sexta-feira, 05/12, o secretário-executivo em exercício da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), tenente-coronel BM Jananry, reuniu com o oficial de Operações do 34º BIS, capitão do Exército Lucas Tiago Moreira, com o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS/Sesa), Rafael Xavier, e com os representantes da Secretaria de Saúde do Município de Macapá (Semsa), o diretor de Vigilância Ambiental, Josean da Silva de Jesus, e o coordenador de Combate à Dengue, Ailson Quaresma, para elaborar um plano de ação visando prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti em Macapá e Santana. 

O Aedes aegypti é o vetor da dengue e da febre chikungunya. De acordo com dados da Defesa Civil, até o dia 4 deste mês foram notificados 1.183 casos de febre chikungunya no município de Oiapoque; desse total, foram confirmados 1.060 casos. 

“Com a chegada do período chuvoso, queremos evitar a proliferação do mosquito em Macapá e Santana, que são os municípios mais populosos do Estado. A nossa intenção é garantir que a febre chikungunya seja controlada em Oiapoque e não chegue aos demais municípios. Para atingir esse objetivo, contamos com o apoio do Exército e das coordenadorias ligadas à Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde”, informou o tenente-coronel Janary.

Comentários