Novas ambulâncias reforçam atendimento a pacientes no Amapá

A aquisição de 22 novas ambulâncias pelo Governo do Amapá melhorou o fluxo de atendimento a pacientes internados nos Hospitais Estaduais e Unidades Mistas de Saúde (UMS). Adquiridas em regime de locação, as novas ambulâncias foram entregues este mês a todos os hospitais do Estado. 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jardel Nunes, as ambulâncias são utilizadas no transporte ou transferência de paciente graves e não graves de um hospital para outro. O atendimento é exclusivo a pacientes internados e que necessitem fazer exames mais complexos ou de transferência para um outro hospital mais especializado. "Desde a entrega das novas ambulâncias no decorrer deste mês, os índices de transferência ou remoção de pacientes nos hospitais têm ampliado uma média semanal que varia de quatro a oito pacientes transferidos", observou. 

Das 22 novas ambulâncias, quatro são equipadas com suporte avançado de UTI e 18 com suporte básico de atendimento. As ambulâncias com suporte de UTI foram distribuídas para o Hospital Estadual de Emergência (HE), Hospital Estadual de Santana (HES), Hospital Estadual de Laranjal do Jarí (HELJ) e Hospital Estadual de Oiapoque (HEO). 

Para o diretor do Hospital de Emergência, Regiclaudo Silva, a aquisição da ambulância tem contribuído para o transporte de paciente grave e de paciente que precisa de exames mais especializados. "A nossa demanda de paciente aqui é muito grande. A ambulância tem nos dado maior suporte", informou. 

O diretor do Hospital de Laranjal do Jarí, José Manoel Picanço, diz que a ambulância que recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem sido fundamental na remoção de pacientes graves do hospital até a aeronave equipada com UTI aérea que faz o translado de pacientes até Macapá. "Nosso hospital recebe pacientes de Laranjal do Jarí e da região do Pará, Estado vizinho do Amapá. 

Outro que percebeu melhorias no suporte para atendimento de pacientes graves foi o diretor do Hospital Estadual de Santana, Diego Lima. Segundo ele, desde a aquisição da ambulância com UTI, o transporte de pacientes e da própria equipe médica tem sido feito com maior segurança e comodidade. 

O Hospital de Santana faz em média cinco remoções de pacientes por semana. "O serviço com estas ambulâncias tem sido fundamental para todos. É uma alternativa há mais para salvar a vida de pacientes", observou Diego Lima.

Comentários