Porto de Santana entra na rota mundial de escoamento de grãos

Em cerimônia que contou a presença do ministro da Agricultura, Neri Geller, parlamentares, empresários e lideranças agrícolas, o ministro da Secretaria de Portos, César Borges, assinou nesta quarta-feira, 29/10, o contrato que autoriza a Companhia Norte de Navegação e Portos (Cianport) a instalar um Terminal de Uso Privado (TUP) na Ilha de Santana, município de Santana, no Amapá. A obra completará as hidrovias do Tapajós e do Amazonas, e precede a Estação de Transbordo de Carga (ETC) no município de Itaituba, Distrito de Miritituba, no Pará, que está em fase de conclusão. 

Com o TUP da Ilha de Santana, a Cianport terá capacidade para movimentar, inicialmente, cerca de 8 milhões de toneladas de granéis sólidos por ano a partir da hidrovia do Tapajós e da hidrovia do Amazonas. “Isso significa que vamos escoar nossa safra pelo Equador, pela latitude zero, economizando mais de quatro mil milhas - em relação a determinados portos - para exportar para a Europa e para a Ásia pelo Canal do Panamá, que foi alargado”, disse o ministro César Borges. 

O empreendimento será usado para o escoamento de grãos produzidos na região Centro Oeste pela calha norte. O objetivo é desafogar os portos do Sul e Sudeste e baratear o custo do frete do produto destinado à exportação.

Comentários