Prefeitura promove audiência pública para debate sobre cursos do câmpus Santana

Na última sexta-feira (29/08), o Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou em Santana uma audiência pública com objetivo de identificar as demandas e os indicadores populares para os cursos a serem ofertados pela instituição com a implantação do Câmpus no município. A audiência aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de autoridades, organizações sociais, representantes da iniciativa privada e alunos da rede pública. O ato marcou um momento importante para a implantação do Câmpus Santana, sendo resultado dos trabalhos da Comissão Mista formada por servidores do Instituto Federal, Prefeitura de Santana, Câmara dos Vereadores e Sociedade Civil Organizada. 

O Reitor em exercício e presidente da Comissão de Implantação, professor Mário Rodrigues, destacou a atuação do Ifap nesses quatro anos no estado e em números apresentou os avanços da instituição. As estimativas de avanços estruturais correspondem, disse Rodrigues, em investimentos de cerca de R$ 128 milhões. Segundo ele, além do crescimento estrutural, o investimento na qualificação dos técnicos e docentes e a qualificação profissional refletem os bons resultados. 

“Isso é só o começo, a educação pública e com qualidade é o nosso compromisso. Essa é a nossa missão. Neste momento teremos uma nova oportunidade de iniciar um novo processo nessa longa caminhada” destacou o reitor em exercício. 

A diretora geral do Câmpus Santana, Angela Irene Farias de Araujo Utzig, agradeceu àqueles que “acreditaram na realização desse processo” e destacou a importância do município como local estratégico para o desenvolvimento do estado, além do empenho do Ifap para colaborar com este processo. 

O momento mais significativo da audiência pública correspondeu a apresentação da proposta da Comissão Mista para os cursos. A diretora de Ensino do Câmpus Santana, Hanna Patrícia, destacou os eixos tecnológicos e os cursos técnicos sugeridos foram: Eletromecânica, Comércio Exterior, Logística, Marketing, Transporte Aquaviário, Comunicação Visual, Rádio e Televisão, Paisagismo e Publicidade. 

Os presentes na audiência pública responderam ao questionário sugerindo os cursos com base na proposta apresentada. O questionário será analisado pela comissão que emitirá parecer com o resultado da audiência.

Comentários