Feira do Agricultor será entregue em setembro, em Santana

Entrou em fase final de construção o espaço que o Governo do Amapá está edificando para agricultores comercializarem seus produtos no segundo maior município do Estado. Projetada para abrigar 40 famílias de trabalhadores rurais, a Feira do Produtor de Santana tem a entrega prevista para o final do mês de setembro próximo. O empreendimento está orçado em R$ 2 milhões. 

A obra, cuja conclusão espera apenas pelas etapas de acabamento e finalização da instalação elétrica, foi inspecionada nesta quarta-feira, 29/07, por uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf). 

A feira é uma antiga reivindicação dos agricultores que cultivam seus produtos em pequenas propriedades e assentamentos situados ao longo da rodovia estadual Perimetral Norte. É de lá que eles que escoam farinha, mel, frutas, legumes e hortaliças em vagões do trem – que trafega na velha linha férrea criada para transportar minério. 

Da estação final, já em Santana, eles carregam os produtos em caminhões fretados pelo governo até um barracão de madeira situado na principal avenida do município, em frente aonde a nova feira está sendo preparada. 

O local onde atualmente comercializam os alimentos possui poucas condições de armazenamento e manuseio dos produtos. Além disso, a higiene deixa a desejar. Agricultora do Assentamento Nova Canaã – a 140 quilômetros da capital, Macapá –, Ceci Rodrigues e seus filhos seguem a mesma rotina semanal: chegam a Santana na segunda-feira à tarde, comercializam até a noite de terça as frutas e verduras que produzem e retornam para a lavoura na quarta-feira. 

O tempo em que Ceci e seus colegas de campo, juntamente com as respectivas famílias, passam longe de casa é uma das principais desvantagens do atual local de vendas. "A situação até espanta os clientes. Além de ser sujo, porque é velho, é muito apertado e é um sufoco para a gente na hora de dormir. É aqui [no barracão] que dormimos porque não temos parentes em Santana e se formos gastar com estadia não vai compensar as vendas", reclamou. 

Segundo o secretário de Infraestrutura, Amilton Coutinho, as novas instalações não terão esses problemas. A Feira do Produtor em Santana é totalmente em alvenaria, com chão de material apropriado para a atividade. Os 40 boxes de venda foram projetados para manter a higiene na exposição dos produtos. Há um espaço reservado especialmente para o armazenamento dos alimentos. E a novidade é o pavimento superior da feira, onde alojamentos para abrigar os produtores e suas famílias foram construídos.

Comentários