Delegada afirma durante curso que tráfico e roubos caminham juntos

No período de 11 a 15 de agosto, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) ministrou o curso "Gestores de Unidades de Combate e Repreensão às Drogas" para mais de 40 servidores da segurança pública brasileira que chefiam delegacias especializadas antidrogas. 

A Polícia Civil do Amapá foi representada pela delegada Luiza Rosa Maia, titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil (2ª Depol) que trabalha no combate aos crimes contra o patrimônio do município de Santana, porém já apreendeu aproximadamente 100 quilos de diversos tipos de drogas nos últimos meses. 

De acordo com ela, investigações de crimes contra o patrimônio quase sempre têm ligação com o tráfico de drogas, ou seja, usuários e donos de bocas de fumo costumam fazer transações de porções de substâncias com objetos furtados ou roubados quando o interessado não tem dinheiro. 

Durante o curso alguns temas foram abordados, como táticas e formas de operações para combater o tráfico de drogas, uso de interceptação telefônica, informantes, agente infiltrado, dentre outros. 

Os instrutores foram agentes da polícia norte-americana especializados na investigação de tráfico de drogas e na elucidação de crimes cometidos por quadrilhas organizadas. 

Segundo a delegada, o curso é de grande valia e possibilita capacitação técnica aos diretores de delegacias especializadas que trabalham combatendo o crime de tráfico de produtos entorpecentes. Os alunos ainda participaram de simulação de apreensão de drogas quando o policial tem de usar arma e disparar por ocasião da resistência dos infratores. 

"A partir desse conhecimento, vamos trocar ideia com nossos policiais e desenvolver investigações técnicas, conforme nossas demandas na área da circunscrição a fim de combater a comercialização de drogas em Santana", ressalta a delegada.

Comentários