Ação da SIMS “Mexa-se para Viver Melhor” vai ao Matapi-Mirim e conclui oficinas

A ação "Mexa-se para Viver Melhor", da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), foi levada neste fim de semana à comunidade do Matapi-Mirim, em Santana, cumprindo a etapa final das oficinas de arranjos de EVA (material para confecção de flores, bonecas e capas de cadernos, entre outras), panificação e a prática de exercícios físicos às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social nas áreas de passarelas. 

Realizada na Escola Estadual Foz do Matapi-Mirim, sob a coordenação de Leide Cristina Silva e orientação técnica do instrutor Rigoberto Costa, a oficina de EVA atendeu 80 mulheres do programa Renda para Viver Melhor – antes, a oficina havia sido levada ao bairro São Lázaro, da Zona Norte de Macapá, atendendo 40 mulheres moradoras das passarelas Luiz Lino dos Santos e Vale Verde. 

Culminando com as oficinas de profissionalização, que contou com a entrega de certificados de conclusão de curso, o Governo do Amapá, através da SIMS, levou ainda àquela comunidade de Santana a ação Mais Saúde e Cidadania, como vem sendo feito e intensificado nos últimos meses em bairros mais afastados e em distritos de Macapá. 

Mais Saúde e Cidadania
Coroando em uma destacada ação o encerramento das oficinas do "Mexa-se para Viver Melhor", na manhã do último sábado, o GEA levou à Escola Estadual Foz do Matapi-Mirim, pelo Mais Saúde e Cidadania, a prestação de serviços à comunidade através de órgãos como Defenap, Cram, CRTN, Lacen e Politec. 

Serviços em atendimento jurídico e médico, entre eles clínico geral, ginecologia, pediatria, exames de PSA (próstata) e triagem (pressão arterial, exame de diabetes, etc), emissão de carteiras de Identidade (1ª e 2ª vias), serviços de cortes de cabelo e orientação às mulheres vítimas de violência doméstica com distribuição de cartilhas com a Lei Maria da Penha e mais ainda farto material de preservativos às doenças sexualmente transmissíveis. No total, foram 482 atendimentos. 

A secretária em exercício da SIMS, Maria Alice Ribeiro, esteve no Matapi-Mirim coordenando os trabalhos e se fazendo presente no evento de encerramento da ação "Mexa-se para Viver Melhor", na entrega dos certificados de conclusão das oficinas.

Comentários