"A praça foi um pedido feito no PPA e ver o espaço quase pronto é uma alegria", afirma moradora

A população do município de Santana vai ganhar no fim do mês de setembro uma nova praça no Centro da cidade. Em fase de acabamento e com 80% das obras concluídas, a construção do espaço foi um pedido dos próprios moradores do bairro Vila Amazonas. "A praça foi uma reinvindicação que fizemos durante a escuta do Plano Plurianual Participativo (PPA), realizada em 2012, pelo Governo do Amapá, e ver essa obra quase pronta é uma felicidade", afirma a presidente de bairro, da Vila Amazonas, Sandra Lima. 

Para acompanhar o andamento das obras, a comitiva do governo visitou o espaço nesta quarta-feira, 30/07. O projeto está localizado na Rua Salvador Diniz, uma das principais vias de acesso ao município de Santana. Com uma área total de 13, 592, 45 m², o terreno, que antes era um espaço ocioso e que servia como lixeira, foi totalmente transformado e servirá como uma opção de lazer democrático, que irá agregar práticas de esporte e cultura. 

Além de abranger a Vila Amazonas, a praça está nas proximidades dos bairros, Remédios II, Vila Daniel, Provedor I e II, e Novo Horizonte. O espaço está sendo construído com recursos oriundos do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, adquiridos por meio de emenda parlamentar no valor de um milhão e contrapartida do Governo do Estado, também no valor de um milhão. Além da contrapartida, o governo também garantiu o terreno, o custo total do projeto é de R$ 2.125.574,11. 

A moradora do bairro Remédios II, Lilian Amaral, disse que agora os moradores terão um ambiente especial para praticar atividades físicas, namorar e passear com a família. "O que estava realmente a desejar aqui era esse local abandonado, cheio de entulhos. Essa praça veio para proporcionar um lazer, uma distração que nós moradores não tínhamos, e o espaço vai alcançar uns seis bairros. Vamos ter um ambiente para caminhar, namorar e curtir a família", declarou. 

O projeto com arquitetura moderna, elaborado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), contempla playground, anfiteatro, área gramada, dois restaurantes, quiosque, um palco para eventos, áreas de esportes radicais, banheiros, vestiários e um espaço para lideranças comunitárias. 

Durante a visita técnica, o governador Camilo Capiberibe disse que a praça é da população de Santana. "Nós vamos ter lazer de qualidade, mas temos que preservar esse ambiente, temos que zelar, pois nós reivindicamos e fomos atendidos. Que cada usuário cuide dessa praça e saiba valorizar ", ressaltou a presidente de bairro, da Vila Amazonas, Sandra Lima.

Comentários